Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Análise das sementes misteriosas mostra que 47% das amostras apresentam risco às lavouras do país

Ministério da Agricultura divulgou relatório de análise dos mais de 500 pacotes analisados até agora.

G1
por  G1
26/11/2020 09:51 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Ministério da Agricultura divulgou nessa quarta-feira (25) que analisou, até o momento, 36 amostras de pacotes de sementes misteriosas que chegaram do exterior na casa de brasileiros.

Do total, 47% das amostras já analisadas apresentaram algum risco fitossanitário ao país, segundo o ministério.

Segundo o ministério, até o final de outubro, foram recebidos 525 pacotes de sementes não solicitadas.

O governo afirma que os pacotes teriam sido enviados de 4 países da Ásia. Moradores de Estados Unidos e Canadá também registraram casos semelhantes. A suspeita das autoridades é de que seja uma fraude relacionada ao comércio on-line. Clique aqui para saber mais.

O governo afirma que os pacotes teriam sido enviados por países da Ásia, como China e Malásia, e pela região administrativa chinesa Hong Kong. Porém, a China, por exemplo, nega que tenha feito envios ao país.

Em setembro, produtores da região de Passo Fundo confirmaram terem recebido as sementes. Elas foram entregues em Carazinho e Campinas do Sul. Em Rio Grande, no Sul do Estado, também foi recebida a encomenda misteriosa.

Já o programa Sentinela Cotrijal reforça o pedido de não utilização destas sementes. Produtor, se você receber algum tipo de semente não solicitada manuseie o mínimo possível, não abra e não semeie.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE