Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tech

Aplicativo do Distanciamento Controlado facilita consulta das bandeiras

O aplicativo permite acompanhar, em tempo real, a classificação de risco epidemiológico em cada região do RS

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
02/10/2020 14:33 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O governo do Estado lançou um aplicativo de celular que permite acompanhar, em tempo real, a cor da bandeira dos municípios conforme o mapa do Distanciamento Controlado. O serviço está disponível para sistema Android e iOS e se insere no âmbito do rs.gov.br, conjunto de esforços de transformação digital do Executivo.

Por meio do aplicativo, o cidadão terá acesso a informações sobre o funcionamento do modelo e os critérios usados para definir a cor da bandeira de cada região (amarela, laranja, vermelha ou preta), a partir de indicadores que medem o avanço do vírus e a capacidade de atendimento do sistema de saúde.

Foto: Laiz Flores Ascom / SPGG

Desenvolvida por iniciativa da Secretaria de Comunicação e do Comitê de Dados no enfrentamento da Covid-19, a plataforma orienta também como as associações regionais de municípios podem buscar a cogestão (que permite adotar protocolos menos restritivos à classificação de risco definida a cada semana).

De maneira bastante intuitiva, o app permite acessar os protocolos e limites de ocupação para diferentes atividades econômicas e reúne informações das ações do governo no enfrentamento da Covid-19. “Trata-se de mais um recurso de comunicação direta com a população no sentido de informar sobre a situação da pandemia em cada cidade”, explica a secretária de Comunicação, Tânia Moreira.

Em vigor desde o início do mês de maio, o modelo de Distanciamento Controlado já se aproxima da 22ª semana de atualização do mapa, e já serviu de inspiração para outros Estados e cidades brasileiras ao montarem seus planos de enfrentamento à pandemia.

“Com a participação de vários especialistas, criamos um sistema inovador, mas numa linguagem transparente e que as pessoas conseguiram assimilar. O aplicativo vem para complementar todo o trabalho que permite com que a sociedade acesse informações confiáveis sobre o combate da doença, assim como cuidados que devemos ter no sentido de evitar novos contágios”, afirma a coordenadora do Comitê de Dados, Leany Lemos.

O modelo monitora 11 indicadores que acompanham, entre outros, o número de leitos de UTI ocupados, os casos de internação por Covid-19 e de outras doenças respiratórias graves, os novos diagnósticos da doença e a capacidade instalada em cada região e macrorregião do Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE