Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Após queda expressiva em abril, mortes no trânsito voltam a crescer

Com redução do isolamento social pela população, acidentes de trânsito registram aumento no RS.

Ascom
por  Ascom
09/07/2020 19:10 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O ritmo da redução de mortes no trânsito do RS registrado em abril não se manteve no segundo mês de quarentena. Com a redução das taxas de isolamento social pela população, dados parciais de maio apontam que as mortes cresceram 61% em relação ao mês anterior, passando de 90 para 145 vítimas. No entanto, o número é 6,5% menor do que maio de 2019, quando morreram 155 pessoas nas ruas e rodovias gaúchas.

No acumulado do ano (janeiro a maio), os motociclistas foram os únicos que tiveram aumento no número de mortes. Os demais tiveram redução de mortes: condutores (-11%), pedestres (-26%), passageiros (-18%) e ciclistas (-23%). Entre os motociclistas, entretanto, houve aumento de 3% nas mortes nos primeiros cinco meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Puxado por abril, que foi o mês com o menor número de mortes no trânsito de toda a série histórica do DetranRS, com início em 2007, o ano de 2020 segue com redução em relação a 2019. Foram 12,7% menos mortes do que nos cinco primeiros meses do ano passado.

Acidentes com morte

O número de acidentes com morte também cresceu com relação ao mês passado. Foram 86 em abril e 128 em maio, crescimento de 48,8%. Em relação a maio do ano passado, período sem pandemia, o DetranRS registrou queda de 6,5%. No acumulado do ano (janeiro a maio), foram 13,6% menos acidentes com morte no Estado.

Para o diretor do DetranRS, Enio Bacci, o RS fez o dever de casa nos primeiros meses da pandemia e o resultado foi claro tanto no número de mortes por Covid, bem inferior em comparação a outros Estados, quanto à consequente redução de acidentes fatais em vias e rodovias em função do isolamento social.

“Sabemos que tem sido difícil para todos o confinamento e que muitos precisaram sair para poder ganhar seu sustento, mas pedimos, nós do DetranRS e do governo do Estado, que quem puder fique em casa. Como diz nossa mais recente campanha: a distância salva, na vida e no trânsito”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE