Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Esteban Collazo / Presidência da Argentina / Divulgação / CP
Mundo

Argentina amplia quarentena até 10 de maio, mas vai permitir saídas diárias de uma hora

Presidente indicou que todas as pessoas poderão fazer viagens curtas a não mais de 500 metros de sua casa, sem usar transporte público.

CP
por  CP
25/04/2020 22:57 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou neste sábado que o novo estágio de isolamento social, preventivo e obrigatório contra a Covid-19 começará na segunda-feira e durará até 10 de maio. "Você poderá sair de casa por um tempo, uma hora por dia e em um raio de até 500 metros, para fins recreativos", disse o peronista em uma mensagem transmitida pela residência de Olivos. Nesse contexto, o chefe de Estado enfatizou que esse tempo de lazer significa "maior exposição ao vírus", razão pela qual pediu medidas de extremo cuidado.

Fernández anunciou que se trata de terceiro estágio de quarentena, no qual prevalecerá a "segmentação por critérios epidemiológicos". "Quando estamos diante de um aglomerado urbano de mais de 500 mil habitantes, as restrições e o isolamento continuam como hoje", afirmou, admitindo que "existe um risco em grandes centros urbanos como Rosário, Córdoba, Buenos Aires, Resistência e Ushuaia".

"Passamos do isolamento estrito para um segundo momento com isolamento gerenciado e agora começa o terceiro estágio", no qual "deixamos às autoridades provinciais gerenciar quais atividades podem ser abertas", disse. Ele explicou que "as crianças podem sair com os pais e os adolescentes, sozinhos", sempre respeitando a área e o tempo estabelecido, e tomando as medidas preventivas necessárias.

Contudo, haverá regras para a saída. Será preciso usar uma máscara, manter-se a dois metros de distância de outros pedestres e ter cuidado ao voltar para casa em relação à higiene das mãos, lavando-as com água e sabão, e com as roupas usadas para a saída. Ainda, não se deverá usar transporte público. "Como sociedade, nos abrimos a um novo desafio para aproveitar essa recreação, sem que ela represente um risco maior", defendeu.

Por fim, ele anunciou que "se esse estágio for bem, há mais dois pela frente até chegar o momento em que tudo será reaberto. Fernández deixou claro que o fato de que "como tudo acaba como agora depende de nós". Entre as definições mais importantes, ele expressou que "estamos longe de dizer que isso está terminado", embora tenha enfatizado que "percorremos um longo caminho".

Na conferência, comentou disse que "sua maior preocupação é que, no dia seguinte à pandemia, a economia retome sua atividade o mais rápido possível". Ele também destacou e que "alcançamos o objetivo que lhes indiquei no primeiro dia: tornar o contágio do coronavírus mais lento, a fim de nos prepararmos" e enfatizou que atualmente o país tem mais de 700 novos respiradores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE