Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Arquivo Público documentará vivência da Covid-19 no Rio Grande do Sul

Trabalho é uma parceria entre o governo estadual, universidades e grupos de pesquisa.

Vagner Benites/Ascom Seplag
por  Vagner Benites/Ascom Seplag
06/08/2020 14:40 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Histórico é um adjetivo já comum para se referir ao momento atual, em que a pandemia do novo coronavírus modificou a rotina do mundo. Para registrar a memória vivenciada ao longo deste período, começam nesta sexta-feira (10/7) os trabalhos práticos de uma iniciativa coordenada pelo Arquivo Público do Rio Grande do Sul (Apers), vinculado à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O projeto “Documentando a experiência da Covid-19 no Rio Grande do Sul”, que conta ainda com a participação de escolas, grupos de pesquisa, universidades e instituições voltadas à preservação da memória no Estado (veja lista abaixo), terá como objetivo documentar as realizações do poder público no combate à Covid-19 e também as ações e percepções da sociedade na vivência cotidiana da pandemia.

Divulgação

A proposta terá duas frentes de trabalho. A primeira é o registro, por meio de entrevistas gravadas com integrantes da linha de frente do governo estadual na gestão da crise da Covid-19 e também com trabalhadores de aplicativos, trabalhadores domésticos, profissionais da saúde, professores, estudantes de baixa renda da UFRGS e seus familiares, entre outros.

“A pandemia da Covid-19 caracteriza uma experiência histórica sui generis. Em diversos lugares do mundo existem projetos documentando esse momento, e a realização de entrevistas de história oral permite a análise de como a pandemia está sendo vivenciada pelas pessoas”, afirma o historiador do Arquivo Público Rodrigo de Azevedo Weimer.

A segunda frente de trabalho da pesquisa é dedicada às percepções da sociedade. Por meio de um formulário on-line no site do Arquivo Público, qualquer pessoa interessada poderá responder às questões formuladas pelo grupo e também compartilhar documentos de texto, imagens, áudios e vídeos que considerar relevante como registro de sua experiência pessoal durante a pandemia. Os formulários preenchidos e os materiais enviados serão catalogados, preservados e disponibilizados para pesquisa a partir do site do Arquivo Público.

"Oportunizar o registro dessas experiências enquanto memórias da pandemia é algo muito importante e que vai contribuir tanto para, no presente, nós formularmos opiniões e analisarmos a ação das autoridades e nos posicionarmos enquanto cidadãos, quanto para, no futuro, permitir uma análise em perspectiva histórica do que estamos vivendo hoje", destaca a historiadora e analista em assuntos culturais do Arquivo Público Clarissa Sommer Alves.

O projeto "Documentando a experiência da Covid-19 no Rio Grande do Sul" será desenvolvido ao longo dos próximos dois anos.

Parceria Apers/UFRGS

A soma de forças do Arquivo Público com a UFRGS neste projeto dá sequência a uma parceria de dez anos entre as instituições. O Programa de Educação Patrimonial UFRGS/Apers é realizado em conjunto e tem entre suas ações oficinas e cursos destinados a professores e estudantes da educação básica e do ensino superior.

"Pela nossa experiência em história com o Arquivo Público e pela sensibilidade em relação a outros projetos similares que estão acontecendo mundo afora foi que nós reforçamos a parceria que já existia entre a UFRGS e o Apers. Nossa intenção é que possam ser feitas pesquisas que dão conta de realidades locais, considerando a grande diversidade do nosso Estado", ressalta a professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS e coordenadora da pesquisa, Carla Simone Rodeghero.

Instituições participantes

• Arquivo Público do Rio Grande do Sul
• Centro Histórico-Cultural Santa Casa de Porto Alegre
• Close – Centro de Referência da História LGBTQI+
• Grupo de Trabalho História e Saúde da Associação Nacional de História – Seção Rio Grande do Sul
• Memória e Cultura Unimed Federação/RS
• Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul
• Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
• Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
• Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
• Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
• Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
• Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE