Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Assembleia aprova quatro projetos de lei encaminhados pelo Executivo

Em sessão remota, parlamentares aprovaram matérias enviadas à Assembleia Legislativa em julho, sob regime de urgência.

Jessica Gamarra/Ascom Casa Civil
por  Jessica Gamarra/Ascom Casa Civil
05/08/2020 22:14 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Em sessão plenária na tarde desta quarta-feira (5/8), os deputados estaduais aprovaram quatro projetos de lei (PL) de origem do Poder Executivo. As matérias foram enviadas à Assembleia Legislativa em julho, sob regime de urgência, previsto no artigo 62 da Constituição do Estado.

O PL 149/2020, que autoriza a Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul S.A. (Ceasa-RS) a prorrogar contratos emergenciais de que tratam as Leis 14.941/2016 e 15.398/2019 pelo prazo de 12 meses, foi aprovado por 49 votos favoráveis e dois contrários. Em sua justificativa, a entidade ressalta a importância da contratação dos servidores para execução das atividades do setor, ainda mais no atual momento de calamidade provocada pela Covid-19 que reduziu a já debilitada força de trabalho do quadro.

Joel Vargas/ALRS

Aprovado com 49 votos a favor e dois contrários, o PL 150/2020 autoriza o Executivo a contratar recursos humanos em caráter emergencial, prorrogar a contratação emergencial e temporária de que trata a Lei 14.995/2017 e realizar processo seletivo para formação de cadastro reserva no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a fim de atender necessidade temporária de excepcional interesse público na área de Ciências Jurídicas e Sociais. A proposta prevê a contração devido ao baixo número de funcionários da área, além do grande número de diretorias com temáticas especializadas que necessitam de um profissional jurídico.

Dois projetos, essencialmente designados para suprir o quadro de recursos humanos da Secretaria da Saúde, foram aprovados de maneira unânime pelos parlamentares. Os PL 151/2020 e 152/2020 autorizam o Executivo a prorrogar os contratos emergenciais de que tratam a Lei 13.877/2011 e a Lei 15.219/2018, que autoriza o Poder Executivo a contratar, em caráter emergencial e por tempo determinado, técnicos em saúde – técnico em enfermagem para a Secretaria da Saúde. Considerando-se o grande número de profissionais afastados por estarem no grupo de risco da pandemia e aposentadorias recorrentes, há necessidade dos trabalhadores e de reavaliação dos serviços no combate ao coronavírus.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE