Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Aurora suspende vendas de frango da unidade de Xaxim para a China

Em agosto, prefeitura de uma cidade da China disse ter detectado o coronavírus em um controle de rotina de frango importado do Brasil.

Oeste Mais
por  Oeste Mais
25/08/2020 17:21 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A cooperativa Aurora Alimentos afirmou em nota nesta terça-feira, dia 25, que optou por suspender temporariamente os embarques de carne de frango para a China, da planta de processamento de Xaxim, até que o episódio relatado em Shenzhen seja esclarecido.

No dia 13 de agosto, a prefeitura de Shenzhen, cidade da China próxima de Hong Kong, disse ter detectado o novo coronavírus em um controle de rotina de frango importado do Brasil. De acordo com o número de registro informado no comunicado, o lote pertencia à unidade da Aurora, em Xaxim.

No comunicado desta terça, a cooperativa reforçou que suspendeu os embarques "apesar da absoluta confiança" de que o seu "processo produtivo é isento da presença do vírus". "Essa decisão já foi comunicada ao Ministério da Agricultura e ao GACC (General Administration China Customs)", disse em nota à imprensa.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) afirmou que apoia a medida da cooperativa, já que, com essa atitude, tanto o Brasil quanto a China poderão fazer as investigações "com mais tranquilidade".

Na nota, a ABPA diz que "não há evidências científicas de que a carne seja transmissora do vírus", de acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE