Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tech

Austrália lança aplicativo para rastrear casos do novo coronavírus

País tem mais de 6,7 mil casos de Covid-19 registrados

CP
por  CP
27/04/2020 10:19 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Austrália lançou um aplicativo para smartphones destinado a rastrear os contatos das pessoas infectadas com o novo coronavírus, com o objetivo de romper a cadeia de contaminação, anunciaram as autoridades, ao mesmo tempo que destacaram que o software respeita a vida privada.

O aplicativo, que recebeu o nome COVIDSafe, utiliza tecnologia Bluetooth e poderá ser consultado pelas autoridades de saúde quando um usuário for diagnosticado com a Covid-19.

O programa facilitará a missão dos serviços de saúde que tentam localizar as pessoas que estiveram a menos de um 1,5 metro de distância do paciente infectado, afirmou Brendan Murphy, diretor do Serviço de Saúde da Austrália.

Segundo autoridades australianas. COVIDSafe respeita privacidade dos usuários | Foto: Saeed Khan / AFP / CP

"O aplicativo poderá apresentar a lista dos números de telefones das pessoas que estiveram a esta distância durante 15 minutos ou mais", explicou Murphy."Isto permite entrar em contato com estas pessoas um ou dois antes do que acontece atualmente", completou. A Austrália registra até o momento pouco mais de 6,7 mil casos de Covid-19, com 83 mortes.

O uso do aplicativo será gratuito e voluntário, indicaram as autoridades. O dispositivo será eficaz se for utilizado por mais da metade dos 25 milhões de habitantes de Austrália. Isto permitira suspender algumas restrições de movimento e de reunião decretadas pelo governo para conter a expansão da pandemia.

Para reduzir os temores relativos à violação da privacidade, as autoridades afirmaram que o aplicativo poderá ser utilizado com um nome falso. Além disso, a polícia não poderá usar o app em investigações judiciais e as informações serão apagadas automaticamente após 21 dias.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE