Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

BM formou em 2019 mais de 70 mil crianças em programa que combate drogas e violência em escolas

A iniciativa foi desenvolvida em escolas públicas e privadas em cerca de 60% dos municípios gaúchos.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
20/01/2020 15:09 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Brigada Militar encerrou o ano de 2019 com mais de 70 mil crianças formadas no Rio Grande do Sul. A iniciativa foi desenvolvida em escolas públicas e privadas em cerca de 60% dos municípios gaúchos.

O Proerd é inspirado no programa americano Dare (Drug Abuse Resistance Education), criado em 1983, em Los Angeles, inserindo a polícia nas escolas para prevenir o uso de drogas por crianças e adolescentes. Atualmente o Dare está presente em 50 estados americanos e 58 países.

Os dados da coordenação estadual do programa mostram que, ao longo do ano, a iniciativa abrangeu 295 municípios e 2.205 escolas gaúchas. Além disso, ocorreram diversas capacitações de policiais militares que lidam com esse público específico, tendo se destacado o seminário que abordou questões de inclusão a portadores de necessidades educacionais especiais auditivas, visuais, físicas, cognitivas e Transtornos do Espectro Autista (TEA).

Durante um dos cursos que formou novos instrutores, a Brigada Militar recebeu integrantes do Dare, responsáveis pela revalidação da instituição como ente habilitado a seguir com as atividades do Proerd no Estado, sendo positiva a certificação da corporação.

Além do Proerd, outra importante ferramenta da Brigada Militar presente na rede de ensino são as Patrulhas Escolares, que têm o objetivo de reduzir a violência no ambiente escolar, bem como trabalhar preventivamente aspectos como bullying, mediação de conflitos e presença de armas e drogas na escola, entre outros temas.

Dados do Proerd em 2019:

• 7.377 visitas a escolas particulares;

• 61.161 visitas a escolas públicas;

• 1.017 palestras;

• 820 reuniões em ambientes escolares.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE