Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Bolsonaro veta proibição de despejo de inquilino que não pagar aluguel

Texto também impede que síndicos de condomínios impeçam o acesso dos condôminos nas áreas comuns dos edifícios.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
12/06/2020 08:39 – atualizado há 1 mês
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente Jair Bolsonaro vetou parcialmente o Projeto de Lei nº 1179/2020, que proibia o despejo de inquilinos que não pagassem o aluguel durante a pandemia de coronavírus. A matéria foi aprovada em maio pelo Congresso Nacional e traz uma série de regras jurídicas de direito privado que devem valer no período de combate à pandemia de covid-19.

De acordo com o texto, publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União, a proibição contraria o interesse público, dando proteção excessiva ao devedor em detrimento do credor.

Além disso, diz que a determinação poderia “promover o incentivo ao inadimplemento e em desconsideração da realidade de diversos locadores que dependem do recebimento de alugueis como forma complementar ou, até mesmo, exclusiva de renda para o sustento próprio”.

Outro tema vetado pelo presidente foi a possibilidade de síndico de condomínios restringirem a utilização de áreas comuns e proibir reuniões e festas, inclusive em áreas de propriedade exclusiva dos condôminos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE