Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Reprodução/Youtube
Segurança

Bombeiros de Concórdia usam roupa especial para atender ocorrências; vídeo

Veja o novo protocolo de segurança individual para os bombeiros socorristas e condutores de ambulâncias no corpo de bombeiros de Concórdia:

AtualFM/RedaçãoAU
por  AtualFM/RedaçãoAU
26/04/2020 16:04 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Cuidados com o Covid-19 exigem cuidados especiais e troca de roupas especiais em cada ocorrência, mesmo que não tenha relação com a doença.

As equipes de ambulâncias dos Bombeiros de Concórdia mudaram a rotina e práticas no atendimento às ocorrências, a partir do surgimento dos primeiros casos de coronavírus no Alto Uruguai Catarinense.

Os socorristas e condutores só são despachados para ocorrências a partir do momento que estiverem com roupas e equipamentos de proteção individual, específicos para o período da pandemia.

O SAMU em Concórdia tem sua base no quartel do Corpo de Bombeiros e trabalha em conjunto nas ocorrências.

A medida, segundo o comandante Juliano Camilo, é a proteção dos profissionais. Ele explica que com o aparecimento de casos confirmados de Covid-19 em Concórdia, os bombeiros também precisaram mudar os protocolos no atendimento das ocorrências.

Já era comum as viaturas passarem por uma desinfecção depois do atendimento das ocorrências. Agora, os bombeiros também terão que, toda vez que retornarem a central da corporação fazer a troca da roupas e passar por um ritual prolongado de desinfecção.


Isso se aplica em todas as ocorrências com ambulâncias, mesmo que a pessoa socorrida não tenha nenhuma relação de sintoma com o Covid-19. As roupas de segurança são em material impermeável.

O comandante Camilo afirma que nesse momento a preocupação é muito grande por parte dos profissionais. Os socorristas não conseguem saber se o paciente está infectado. Por isso, as medidas de segurança são redobradas.

Quando do retorno das ambulâncias para o quartel, o protocolo exige ainda mais atenção. O quartel foi isolado e o acesso agora é feito pela área de desinfecção onde tudo e todos passam pela pulverização em solução de amônia e biocidas.

Os pés (calçados) passam por uma última desinfecção antes de acessar a escadaria de acesso as dependências do quartel.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE