Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Bombeiros resgatam cinco pessoas em trilha de Florianópolis

Grupo se perdeu na trilha da Lagoinha do Leste e ficou durante quase 12h num local de difícil acesso e considerado de risco

NSCTotal
por  NSCTotal
04/01/2020 21:43 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O helicóptero Arcanjo 01 do Corpo de Bombeiros de Florianópolis realizou na manhã deste sábado (4) o resgate de cinco pessoas que estavam perdidas há mais de 12h na trilha da Lagoinha do Leste, no Pântano do Sul, em Florianópolis. O grupo passou a noite na mata, em um local considerado de risco.

Como não há sinal de celular na região, o primeiro pedido de socorro foi realizado por volta das 21h dessa sexta-feira (3), através no canal de emergências da Polícia Militar, que encaminhou aos Bombeiros. Já faziam 3h que o grupo tentava sair da mata quando conseguiu pedir ajuda.

Equipes se empenharam nas buscas desde às 22h, segundo o tenente coronel Diogo Bahia Losso, do Corpo de Bombeiros. Depois de seis horas de procura e oito quilômetros percorridos, conseguiram ter uma noção de onde estavam as pessoas. No entanto, como a trilha está bastante prejudicada por conta da chuva, não foi possível acessar o local:

— As equipes conseguiram contato via SMS com o grupo perdido, que informou estar ouvindo o apito que usamos em casos como esse, sendo possível delimitar a área onde eles estavam, o que facilitou no início da manhã para a localização exata.

#action=share

Assim que o dia amanheceu, a equipe do Arcanjo foi acionada para auxiliar no resgate dos três italianos e dos dois brasileiros - ambos de São Paulo, porém um mora em SC. De acordo com o comandante de operações aéreas, tenente Machado, inicialmente eram dois grupos distintos que se encontraram na trilha e ficaram juntos, a fim de encontrar o caminho de volta.

Depois de quase duas horas de trabalho, a primeira pessoa foi resgatada de um local de difícil acesso. A primeira a ser retirada da trilha era a pessoa mais debilitada no momento. O resgate ocorreu através do rapel e foi concluído por volta das 10h.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE