Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pets

Brasil, o primeiro cão brasileiro certificado para operações de busca morre em Xanxerê

Ele tinha 16 anos e estava aposentado da atividade, desde 2015.

ClicRDC
por  ClicRDC
29/02/2020 10:40 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O cão Brasil, primeiro cão de busca certificado internacionalmente para atuação, morreu nesta sexta-feira (28), em Xanxerê (SC). Ele tinha 16 anos e estava aposentado da atividade, desde 2015. O cão vivia na casa do cabo Moisés Kluska, com quem atuou nas missões do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. O cão Brasil teve câncer e morreu de forma natural.

Além de ser o pioneiro na certificação, o binômio – dupla entre bombeiro militar e cão de busca – foi também integrante da primeira equipe de cães de busca do CBMSC. Na carreira, Moisés e Brasil somaram mais de 100 buscas, com destaque para a atuação no desastre climático de 2008, que aconteceu em Santa Catarina, em que foram localizadas 23 pessoas. Além da atividade assistida por cães, que foi realizada após a aposentadoria do Brasil.

“O cão Brasil foi um marco para a atividade de busca e resgate com cães em Santa Catarina, e também nacionalmente, já que ele nos mostrou que era possível, em uma época em que havia uma grande rejeição às certificações”, destaca o Presidente da Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do CBMSC, Tenente Coronel Walter Parizotto.

Descendentes

Segundo os bombeiros, Brasil contribuiu muito mais do que com as buscas e com o marco na certificação, a genética do animal trouxe mais três gerações de cães do CBMSC. Iron é filho; Léia e Dante – filhotes em treinamento – são netos; Chewbacca, Zaara e Barney (falecido) são bisnetos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE