A Caixa afirmou nesta quinta-feira (9) que problemas para acessar o aplicativo Caixa Tem acontecem por causa do grande número de acessos ao mesmo tempo. O sistema é utilizado para movimentar as poupanças digitais que recebem depósitos do auxílio emergencial, do FGTS emergencial, do abono do PIS e do BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda). Há pelo menos uma semana trabalhadores relatam dificuldades com o aplicativo. Entre os problemas enfrentados estão fila para entrar e falha na hora de pagar boletos ou ver o saldo.
De acordo com Cláudio Salituro, vice-presidente de Tecnologia e Digital do banco, o Caixa Tem havia sido projetado para atender 1 milhão de usuários a cada 12 meses. No entanto, a pandemia de coronavírus pegou a Caixa e o governo de surpresa, multiplicando o número de acessos e a quantidade de pagamentos feitos por meio do sistema. A Caixa divulgou que, só nesta quarta (8), foram realizadas 2,55 milhões de transações nas poupanças digitais, incluindo transferências, pagamentos por cartão virtual, pagamentos de boletos e saques.
Segundo o vice-presidente, o Banco adquiriu um sistema dinamarquês para gestão de filas, que foi usado em grandes eventos como a Copa do Mundo e em shows de rock. Ele afirmou que a fila para acessar o Caixa Tem chegou a ter duração de mais de uma hora, mas que esse tempo havia caído para 35 minutos no início da tarde desta quinta-feira.
A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças que procuravam solucionar os problemas técnicos relatados no acesso ao aplicativo Caixa Tem. Entre as principais reclamações estavam filas muito demoradas e falhas no app, que é usado para liberação do auxílio emergencial do governo e, mais recentemente, do FGTS emergencial. No entanto, o problema persiste, segundo usuários.
Com o intuito de evitar mais problemas a Caixa decidiu que vai fazer mudanças no aplicativo e ampliar a validade da sessão de cada usuário pelo período de 72 horas.
A ideia é evitar que o beneficiário retorne para o final da fila virtual caso queira fazer um novo acesso neste período. Essa mudança no aplicativo já está acontecendo.
O Caixa Econômica Federal, esclareceu que o aplicativo estará disponível pelo período de 24 horas por dia, pelos sete dias da semana. Apesar disso, devido à magnitude de acesso ao aplicativo, cerca de 550 mil instantâneos por hora, podem acontecer algumas instabilizações.
Cláudio Salituro reforçou o pedido da Caixa para que o usuário sempre verifique se existe uma nova atualização disponível do aplicativo. Ele disse que a área de tecnologia do banco está trabalhando para melhorar o sistema.