Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay/uso livre
Santa Catarina

Câmara de Vereadores de Penha em SC, aprova lei que proíbe cachorro de latir

A aprovação, no dia 17 de agosto, causou polêmica.Alguns vereadores disseram que só votaram a favor do projeto, porque não leram direito do que se tratava.

Redação
por  Redação
28/08/2020 09:58 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Vereadores da Câmara Municipal de Penha, cidade no interior de Santa Catarina, aprovaram por unanimidade uma lei que na prática, proíbe cachorros de latirem. A pena para o tutor do animal é de R$ 23 mil, caso provoque ou não impeça o bicho de estimação de fazer barulho.

A proposta que foi apresentada pelo vereador Everaldo Dal Posso (PL), não estabeleceu quais os limites para os latidos ou como os donos poderiam controlar o barulho dos cachorros, animais irracionais. A medida faz parte de uma série de regras que regulam a pertubação do sossego, penalizando também aqueles que promoverem "gritaria e algazarra", abuso de "instrumentos sonoros ou sinais acústicos" ou exercerem "profissão ruidoza". 

O posicionamento da Câmara causou indignação entre os moradores da cidade. Alguns vereadores alegaram que só votaram a favor do projeto porque não leram o documento. A proposta, no entanto, foi vetada pelo prefeito do município, Aquiles da Costa (MDB), mas seguiu de volta para o plenário da casa legislativa, onde deverá ser debatido na próxima sessão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE