Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Caminhoneiros de todo país devem fazer paralisação na quarta-feira

Motoristas foram orientados a não criarem bloqueios de trânsito.

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
17/02/2020 23:13 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Caminhoneiros devem fazer uma paralisação na quarta-feira, em todo o país, das 6h às 18h. A informação é do presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Walace Landim. De acordo com o sindicalista, conhecido como Chorão, os motoristas foram orientados a não criarem bloqueios de trânsito. As informações foram publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.

A paralisação já havia sido marcada. A ideia inicial era permitir o acompanhamento da votação, no Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a constitucionalidade da tabela do frete. A sessão, porém, acabou suspensa a pedido da Advocacia Geral da União (AGU).

Uma reunião de conciliação foi agendada para 10 de março pelo ministro do STF, Luiz Fux. O adiamento da votação desagradou os caminhoneiros, que decidiram manter a paralisação em protesto. “A categoria vai parar na quarta-feira em resposta ao descaso do ministro (Fux)”, afirmou Chorão.

O sindicalista disse que Fux não indicou quando o assunto volta à pauta do Supremo. Trata-se do segundo pedido de adiamento de votação do tema feito pelo governo.

A edição de uma tabela de preços mínimos de frete foi uma das principais concessões feitas pelo governo do presidente Michel Temer para encerrar a greve nacional de caminhoneiros, que durou 11 dias. A paralisação, em maio de 2018, causou grave crise de desabastecimento em vários setores e parou o País. O instrumento continua em vigor.

O ministro Luiz Fux é relator de três ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) contra a medida. As ações foram movidas pela Associação do Transporte Rodoviário do Brasil (ATR Brasil), que representa as transportadoras, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE