Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Campanha para promover abstinência sexual deve começar em fevereiro

O início da campanha terá foco nas redes sociais e o público alcançado deve ficar na faixa de 10 a 18 anos.

GZH
por  GZH
23/01/2020 14:03 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O dia 3 de fevereiro deve marcar o início da primeira campanha do governo federal para promover a abstinência sexual como meio de evitar a gravidez na adolescência. As informações são do jornal O Globo. Com foco inicial nas redes sociais, a campanha terá sua estratégia de marketing desenhada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em conjunto com o Ministério da Saúde.

A medida de usar abstinência sexual como política de governo contra a gravidez foi confirmada pela ministra Damares Alves. A iniciativa será feita no âmbito da lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, que criou a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

Secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício José Silva Cunha disse que a ação não é pautada em elementos religiosos, mas, sim, em estudos científicos. O público alcançado deve ficar na faixa de 10 a 18 anos.

Em entrevista ao O Globo, Cunha afirmou que a campanha trabalha sobre a perspectiva de preservar um direito humano de crianças e adolescentes. O secretário nega que o governo se desviará do foco de recomendar métodos contraceptivos.

— Para nós, isso é uma ampliação de direitos. Ou seja, a gente não está de forma alguma renunciando outros métodos contraceptivos. A gente quer que seja um componente a mais do leque que temos de redução ao risco sexual precoce. (Incluir) O fortalecimento da criança e do adolescente e suas famílias como uma opção, não como imposição ou agenda única de redução da gravidez — relatou ao O Globo.

Sobre o desenvolvimento da campanha, o governo ainda pretende lançar um termo de referência para consultores que atuem no desenvolvimento da política.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE