Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Esporte

Campeonato Francês é encerrado e PSG é declarado campeão

Decisão ocorreu após governo da França vetar continuidade dos eventos esportivos.

GZH
por  GZH
30/04/2020 15:21 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Liga Francesa de Futebol Profissional (LFP) seguiu nesta quinta-feira (30) as decisões do governo de seu país devido à crise de saúde do novo coronavírus e decretou a suspensão definitiva da temporada 2019-2020 da Ligue 1, aceitando em seu Conselho de Administração uma "classificação final". Com isso, o PSG foi declarado campeão nacional.

PSG, de Neymar, terminou à frente do vice Olympique de Marselha GETTY / AFP

Nesta classificação, o Olympique de Marselha e o Rennes conseguem uma vaga para disputar a próxima Liga dos Campeões, enquanto o grande perdedor entre os maiores clubes do país é o Lyon, que em sétimo lugar ficou fora das competições europeias, algo que não acontecia há mais de 20 anos.

De acordo com a classificação final divulgada pela LFP em uma entrevista coletiva por telefone, Toulouse e Amiens são as equipes rebaixadas para a segunda divisão, enquanto Lorient e Lens chegam à elite da Ligue 2, o que pode levar a uma onda de ações perante os tribunais esportivos e administrativos.

A decisão da LFP ocorre dois dias após as declarações do primeiro-ministro Edouard Philippe, que afirmou que "a temporada 2019-2020 de esportes profissionais não poderia ser retomada".

— Essa declaração é inequívoca. Tivemos que tomar uma decisão firme e definitiva sobre a temporada atual. Decretamos o final da temporada 2019-2020 — confirmou Nathalie Boy de la Tour, presidente do órgão organizador da Ligue 1.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE