Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Cápsula da SpaceX inicia retorno à Terra com dois astronautas

A nave trazendo Behnken e Hurley tem seu pouso no mar previsto para o domingo às 14h41 locais (15h41 de Brasília) no Golfo do México.

AFP
por  AFP
01/08/2020 22:29 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A cápsula Crew Dragon, da SpaceX, deixou neste sábado (1) a Estação Espacial Internacional (ISS) para iniciar o retorno à Terra com dois astronautas americanos, informou a agência espacial americana (Nasa).

"Separação concluída, Dragon acendeu os quatro propulsores de saída para se distanciar da @Space_Station", tuitou a SpaceX depois de a cápsula se desacoplar aparentemente sem problemas da ISS.

Doug Hurley e Bob Behnken, os dois primeiros astronautas americanos a chegarem à estação orbital em uma nave espacial americana em quase uma década, encerram, assim, sua missão e iniciam a volta para casa, conforme o planejado, apesar da previsão da passagem do ciclone Isaías pela Flórida.

A nave trazendo Behnken e Hurley tem seu pouso no mar previsto para o domingo às 14h41 locais (15h41 de Brasília) no Golfo do México.

"Agora é a fase de entrada, descida e pouso no mar, depois de desacoplarmos, espero que um pouco mais tarde hoje", disse Doug Hurley, um dos dois astronautas, em uma cerimônia de despedida a bordo da ISS, que foi transmitida na TV da Nasa.

"As equipes estão trabalhando muito, especialmente com a dinâmica do clima nos próximos dias pela Flórida", disse ele. "E agradecemos esses esforços porque conheço essas decisões e esse trabalho não é fácil".

Bob Behnken e Doug Hurley decolaram de Cabo Canaveral em 30 de maio a bordo do SpaceX Crew Dragon e estavam programados para pousar na costa da Flórida na tarde de domingo.

A agência espacial americana disse que está acompanhando de perto a evolução do furacão Isaías de categoria 1, que atingiu as Bahamas na sexta-feira e perdeu força antes de chegar à Flórida.

Durante a cerimônia na ISS, Behnken disse que "a parte mais difícil foi nos lançar. Mas a parte mais importante é nos levar para casa".

Dirigindo-se ao filho e ao filho de Hurley, ele levantou um dinossauro de brinquedo que as crianças escolheram enviar na missão e disse: "O Hipossauro está voltando para casa em breve e estará com seus pais".

Behnken depois tuitou: "Todas as minhas malas estão prontas, estou pronto para ir".

- 'Dia emocionante' -

O chefe da missão, Chris Cassidy, classificou o dia como "emocionante" e disse estar triste ao ver a dupla deixar a ISS, destacando a importância de ter um novo meio de transportar astronautas.

Foto: Handout / NASA TV / AFP / CP

Essa missão é a primeira realizada por uma espaçonave tripulada lançada do solo americano desde 2011, quando o programa de ônibus espaciais terminou.

É também a primeira vez que uma empresa privada leva astronautas para a ISS. Os Estados Unidos pagaram à SpaceX e à gigante aeroespacial Boeing um total de sete bilhões de dólares por contratos de "táxi espacial".

Mas o programa da Boeing falhou após um teste malsucedido no final do ano passado, tornando a SpaceX, fundada em 2002, a favorita nos contratos.

Nos últimos nove anos, os astronautas americanos viajaram para a ISS em foguetes russos da Soyuz. Washington pagou cerca de 80 milhões de dólares por cada um deles.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE