Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Centenário decreta situação de emergência devido à estiagem

Falta de chuva causou perdas nas lavouras e nas pastagens do município

Secom PM Centenário
por  Secom PM Centenário
11/03/2020 16:59 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O município de Centenário decretou situação de emergência devido à estiagem nesta quarta-feira, dia 11 de março. A falta de chuva que afeta o Rio Grande do Sul, tem sido responsável por milhões de reais em perdas. Em Centenário a seca afetou principalmente as lavouras de hortifrúti, soja, milho para silagem e nas pastagens para pecuária.

De acordo com o prefeito de Centenário, Hilário José Kolassa, o município perdeu entre 14 e 15 milhões de reais devido à estiagem. “ Esperamos que o estado olhe por esses municípios que estão sofrendo com a estiagem e homologuem esse decreto, porque esse dinheiro vai deixar de circular no município, pois a falta de chuva causou prejuízos nas lavouras e pastagens, acarretando na perda da safra e queda na produção do leite”, contou.

Diante das dificuldades, a prefeitura municipal vem buscando auxiliar os agricultores, realizando o trabalho de entrega de água nas propriedades para consumo das famílias e dos animais. Segundo o secretário de Agricultura, Dorival Junior Preczewski, a prefeitura também vem disponibilizando máquinas para abertura e limpeza de fontes de água, para consumo humano e dos animais.

Após a decretação de emergência, a Defesa Civil deverá fazer uma vistoria no município para comprovação dos dados sobre a estiagem. 

“Esperamos que a Defesa Civil que vem fazer uma vistoria no município, homologue a situação de emergência, pois é um custo que o município que está arcando com o objetivo de ajudar as famílias. Então esperamos que seja homologado, para que esses recursos sejam repostos pelo estado”, afirmou o prefeito.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE