Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

China lança sonda para primeira missão em Marte

Foguete decolou nesta quinta-feira, e chegada ao planeta vermelho está prevista para fevereiro de 2021

GZH
por  GZH
23/07/2020 08:53 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A China lançou com êxito, nesta quinta-feira (23), sua primeira sonda independente até Marte, uma missão durante a qual espera usar um robô para estudar o solo do planeta vermelho e que se realiza em meio à rivalidade diplomática e tecnológica com os Estados Unidos.

O foguete Long March 5 decolou às 12h41min, pelo horário local, do Centro Espacial Wenchang, na província de Hainan.

Foguete Long March 5 decolou do Centro Espacial Wenchang NOEL CELIS / AFP

A missão Tianwen-1 ("Perguntas ao céu-1") levará uma sonda composta por três elementos: um orbitador de observação, que girará em torno do planeta vermelho, um módulo de aterrissagem e um robô por controle remoto, encarregado de analisar o solo marciano.

Para percorrer o longo trajeto, de aproximadamente 55 milhões de quilômetros — o equivalente a quase 5 mi idas e voltas entre Paris e Nova York —, a sonda chinesa levará cerca de sete meses. A chegada a Marte está prevista para fevereiro de 2021.

A China não é a única com missão a Marte: os Emirados Árabes Unidos enviaram a sua na segunda-feira e os Estados Unidos lançarão uma em 30 de julho. Esses países buscam se beneficiar da atual distância reduzida entre a Terra e o planeta vermelho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE