Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Cidadãos de outros países poderão voltar da China em aviões do Brasil

Presidente Bolsonaro autorizou; Polônia já encaminhou pedido

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
06/02/2020 23:23 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

As aeronaves enviadas pelo governo federal para resgatar brasileiros em Wuhan, na China, poderão trazer cidadãos de outros países, caso haja disponibilidade de espaço. O presidente Jair Bolsonaro repassou a informação durante live semanal transmitida na noite desta quinta-feira. Um pedido de “carona”, segundo o presidente, já foi solicitado pelo governo da Polônia.

“Talvez, se tivermos apenas em torno de 40 brasileiros para trazer para cá, como sobrariam em torno de 10 vagas, eu já autorizei a trazer nacionais de outros países. Se for da América do Sul, pousa aqui. Parece que entrou um pedido da Polônia agora e, obviamente, como vai pousar em Varsóvia [capital polonesa], eles foram gentis para conosco, e têm poloneses lá [em Wuhan], se quiserem retornar, [eles] vêm e desembarcam em Varsóvia e tudo bem”, disse o presidente.

As duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram ontem de Brasília com destino a Wuhan . A expectativa é que eles tragam de volta ao Brasil as 34 pessoas (brasileiros e parentes) que permanecem na cidade epicentro do surto de coronavírus. Na volta, as aeronaves farão cinco escalas: Urumqi (China), Varsóvia (Polônia), Las Palmas (Espanha) e Fortaleza (CE), até o pouso final em Anápolis (GO).

Só poderão embarcar na China pessoas que não apresentarem sintomas da doença. Uma equipe de médicos militares vai fazer exames preliminares, ainda em solo chinês. A previsão é que os aviões cheguem ao Brasil no sábado, com desembarque na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Todos os resgatados, bem como a tripulação de militares, equipe médica e um cinegrafista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), passarão por uma quarentena de 18 dias nas instalações da base, seguindo protocolos e instruções oficiais visando à segurança do grupo. Os cidadãos isolados terão tratamento gratuito e o direito de serem informados permanentemente sobre o estado de saúde.

Durante a live, o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, informou que as instalações na Base Aérea de Anápolis foram preparadas para receber os resgatados com toda a estrutura de saúde e segurança para evitar contaminação. Ele buscou tranquilizar os moradores da região.

“Se vai ter um lugar no Brasil muito difícil desse vírus se disseminar é Anápolis, porque toda a estrutura de segurança sanitária, todas as medidas estão sendo tomadas para acolher os nossos cidadãos brasileiros que estavam em situação difícil na China”, afirmou.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE