Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Saúde

Cientistas afirmam que estados brasileiros podem ter alcançado imunidade coletiva contra a covid-19

Isso acontece quando o vírus já não consegue continuar a se propagar com força, pois não há pessoas vulneráveis em número suficiente.

Jornal do Brasil
por  Jornal do Brasil
02/09/2020 16:47 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Cientistas afirmam que alguns lugares pelo mundo, incluindo cidades e estados brasileiros, já dão sinais que podem ter alcançada o que é chamado de “imunidade coletiva ou de rebanho” contra o novo coronavírus. Isso acontece quando o vírus já não consegue continuar a se propagar com força, pois não há pessoas vulneráveis em número suficiente para sustentar a epidemia.

Segundo o jornal O Globo, o número de casos diários caiu e não voltou a crescer significativamente por mais de um mês em localidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Manaus.

O padrão observado nesses lugares em nada surpreende a biomatemática portuguesa Gabriela Gomes, da Universidade de Strathclyde, na Escócia. Ela é a líder do grupo de epidemiologistas que desde março defende que o limiar da imunidade coletiva para o Sars-CoV-2 é de cerca de 20% — e não de 70%, como indicavam os modelos tradicionais, explicou ao Glovo.

“Só teremos imunidade coletiva ampla com vacina. Mas a força da pandemia já está reduzida em algumas partes do mundo, como na Europa e em parte da China. Também em regiões dos EUA e do Brasil, onde cada estado deve ser pensado como um país. Estamos mais próximos de voltar à normalidade. É importante que isso seja comunicado às pessoas”, explica a biomatemática.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE