Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ciência

Cometa Neowise já pode ser visto no RS e em SC: saiba como observá-lo

O cometa Neowise aparece todos os dias após o pôr do sol, entre as 18h e as 18h30, na direção noroeste, próximo ao horizonte.

Tecmundo
por  Tecmundo
24/07/2020 11:11 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Desde ontem (22), o cometa Neowise já está cortando os céus de várias cidades do Brasil, podendo ser observado a olho nu em algumas regiões. O corpo celeste descoberto pela NASA em março passado, vem fazendo sucesso em outros países e até já foi fotografado pelos astronautas da Estação Espacial Internacional.

Um dos poucos cometas que poderão ser observados a olho nu no século XXI, o C/2020 F3, como ele também é conhecido, deve fazer a sua maior aproximação da Terra nesta quinta-feira (23), apresentando boa visibilidade até o próximo dia 30 de julho nos céus brasileiros.

Passagem do Cometa no Ceará|Foto: Paulo Régis/Arquivo Pessoal

É importante saber que ele estará menos brilhante a cada noite, apesar de aparecer mais alto no horizonte, com o decorrer dos dias. Desta forma, os melhores dias para ver o Neowise no Brasil são nesta semana, iniciando pelas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que começaram a visualizá-lo ontem.

A partir de hoje (24), ele estará visível também em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Entre sábado e domingo, o astro já poderá ser visto em todo o Brasil, até o final do mês.

Dicas para observar o cometa

O cometa Neowise aparece todos os dias após o pôr do sol, entre as 18h e as 18h30, na direção noroeste, próximo ao horizonte. Você pode usar apps como Sky Map, Stellarium e Star Chart, entre outros, para se localizar melhor e encontrar a trajetória dele.

A visualização do astro fica mais fácil em lugares altos, escuros e sem obstáculos próximos, e é essencial que o céu esteja limpo. O uso de binóculos pode facilitar a observação.

Ele ainda estará por aqui nos primeiros dias de agosto, mas só será visível utilizando um telescópio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE