Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Comissão do Senado aprova projeto de lei que obriga presos a bancarem as próprias despesas

O projeto já havia seguido para a o plenário, mas voltou para discussões de como seriam feitos os pagamentos por presos que não têm condições.

Poder 360
por  Poder 360
12/02/2020 21:36 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou, em votação simbólica, o projeto de lei que torna obrigatório que presidiários paguem as próprias despesas enquanto estiverem encarcerados. O próximo passo é seguir para o plenário.

Alessandro Vieira, relator (à dir., ao lado de Carlos Viana): obrigação de pagamento das despesas para preso hipossuficiente somente quando presídio oferecer trabalho Fonte: Agência Senado

O preso pode ressarcir ao Estado com recursos próprios. Se não possuí-los, o projeto, de autoria do ex-senador Waldemir Moka, define que o pagamento pode ser feito com trabalho remunerado, com desconto de até 25% do salário. Se houver dívida após a libertação, o valor será perdoado.

Se aprovada, a proposta modificaria a Lei de Execução Penal. Ela define que o trabalho tem “finalidade educativa e produtiva” e que a remuneração pela atividade deve atender “à indenização dos danos causados pelo crime“, “à assistência à família“; “a pequenas despesas pessoais“; e, por último, “ao ressarcimento ao Estado das despesas realizadas com a manutenção do condenado“.

Aprovado pela Comissão de Direitos Humanos em maio de 2019, o projeto havia passado pela CCJ e seguido para a o plenário. De lá, voltou para a CCJ por discussões de como seriam feitos os pagamentos por presos que não têm condições.

Caso não haja pagamento, a dívida continuará em nome do preso e ativa na Fazenda. Se comprovada a falta de condições, o pagamento só poderá ser feito se houver oferta de trabalho na unidade prisional.

No Twitter, o presidente Jair Bolsonaro parabenizou a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) do Senado pela aprovação do projeto.

“Humildemente parabenizo a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, por dar 1 grande passo, aprovando o projeto de lei que obriga presos a bancarem suas despesas enquanto encarcerados. A matéria agora segue para plenário”, disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE