Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Comitê regional faz um estudo sobre as internações hospitalares por covid

O estudo referente às internações hospitalares decorrentes da Covid, tomou como base o período de 22 de janeiro até 19 de outubro de 2020.

Leonardo Bortolotto/Assessoria
por  Leonardo Bortolotto/Assessoria
28/10/2020 10:28 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O estudo referente às internações hospitalares decorrentes da Covid, tomou como base o período de 22 de janeiro até 19 de outubro de 2020. Nesse hiato de tempo, decorridos mais de nove meses, foram realizadas 530 internações hospitalares, em leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), nos hospitais da Região 16 e de outras regiões, que acolheram pacientes oriundos dos 33 municípios que são alvo de monitoramento (menos Sertão que realiza as internações em Passo Fundo).

SEXO:

Na avaliação sobre o sexo das pessoas, observa-se que ocorreu uma internação maior do sexo masculino, sendo 289 internações (54,5%) e 241 do sexo feminino (45,5%).

IDADE:

Observando o gráfico verificamos que o quantitativo maior de internações se deu na faixa etária de 60 a 69, com 112 internações, o que dá um percentual de 21,13%. Também podemos observar que às internações acima de 60 anos correspondem a mais da metade das internações, com 294 internações, no percentual de 55,47%.

As internações abaixo de 60 anos foram de 236, no percentual de 44,53%, com quantitativos maiores para a faixa de 40 a 49 anos (73 internações) e 50 a 59 anos (91 internações).

ORIGEM:

A avaliação tomou por base as internações dos pacientes com origem na Região 16, que compreende 33 municípios, sendo 31 da AMAU e mais Rio dos Índios e Nonoai, tendo em vista que a população de Sertão interna na cidade vizinha de Passo Fundo.

Verificamos que no período em questão, com 530 internações hospitalares, 261 foram do município de Erechim (49,3%) e 269 dos demais municípios da região (50,7%).

Com relação a população verificamos que a região avaliada possui 233.052 mil habitantes, sendo 127.993 mil habitantes dos municípios da região e 105.059 do município de Erechim. Esse quantitativo populacional nos permitem afirmar que a população da região é maior que a do município sede, com mais 22.934 habitantes.

Obs: Nessa avaliação não estamos considerando os pacientes oriundos de outras regiões que internaram nos hospitais da Região 16, tendo em vista que o Sistema de Distanciamento Controlado não utiliza esses indicadores para mensuração dos dados da R16.

HOSPITAIS:

Na avaliação dos hospitais incluímos na análise os hospitais com sede em Erechim e os demais hospitais regionais da Região 16, sendo os hospitais dos municípios de Aratiba, Severiano de Almeida, Getúlio Vargas, Nonoai, Erval Grande, Campinas do Sul, Gaurama, Estação, Três Arroios, Jacutinga, Marcelino Ramos, Charrua (Posto Indígena) e Viadutos.

Também foram avaliadas as internações dos munícipes da região que internaram em outros hospitais fora da Região 16, nas cidades de Passo Fundo (21), Porto Alegre (03), Balneário Camburiú (01), Vacaria (01), Garibaldi (01), Dourados (01), Rio Grande (01), Francisco Beltrão (01), Miguelópolis (01) e Pelotas (01). Do total das 530 internações hospitalares, 32 foram realizadas em hospitais dos municípios acima.

Os demais hospitais gerais, com exceção da FHSTE e Hospital de Caridade de Erechim, foram classificados, pelo estudo, na categoria “Outros”.

Verificamos que das 530 internações, 238 foram realizadas na FHSTE, o que dá um percentual de 44,9%. No Hospital de Caridade de Erechim foram realizadas 125 internações, no percentual de 23,6%, e na categoria “Outros”, foram realizadas 167 internações, no percentual de 31,5%.

Nesse contexto podemos afirmar que o maior número de internações recaiu à FHSTE, em segundo lugar, aos demais hospitais regionais e de outras localidades do Estado, e, por fim, na terceira posição, para o HCE.

AVALIAÇÃO:

O estudo analisa as internações realizadas nesse período com sua respectiva patologia. Por Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) não especificada, ocorreram 157 internações. Com Síndrome Respiratória Aguda por Covid, houve 359 internações e Síndrome Respiratória Aguda por outros agentes etiológicos, 11 internações. Três casos foram classificados com outras patologias, totalizando 530 internações.

Também verificamos que a região internou menos que o município sede, num comparativo população versus internações. Na região do total da população apenas 0,21% internaram e, em Erechim, 0,24%.

A primeira internação de um paciente da nossa região ocorreu em 22/01, na cidade de Passo Fundo, com suspeita de Covid, o que não se confirmou. A primeira internação em hospital da Região 16 ocorreu em 10/03, no Hospital de Caridade de Erechim, com SRAG não especificada.

O estudo referente as internações faz parte da base de dados da Plataforma Regional de Monitoramento (PRM), no propósito de monitorar a evolução, disseminação e estágio da epidemia do novo cononavírus.

“As informações afetas à Covid, com todos os seus indicadores, são extremamente relevantes para as estratégias de prevenção e enfrentamento da pandemia, e permite ao comitê regional, em parceria com todos os atores envolvidos no processo, fazer avaliações, comparativos e paralelos, para subsidiar e balizar nossas iniciativas, pontua o comitê regional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE