Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Política

Congressistas do RS entram no STF com ação contra o sistema de bandeiras e distanciamento controlado do governo do RS

As bandeiras abrangendo regiões é um sistema que, além de não comprovar efetividade em suas ações, impõe restrições a centenas de municípios gaúchos, muitos sem nenhum caso de coronavírus.

Redação
por  Redação
27/07/2020 16:53 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Senador Luis Carlos Heinze e os deputados Sanderson, Marcel van Hattem, Mauricio Dziedricki e Bibo Bunes, protocolam nesta tarde uma ação no Supremo Tribunal Federal - STF - contra o sistema de bandeiras e distanciamento controlado do governo do estado do Rio Grande do Sul. O sistema, além de não comprovar efetividade em suas ações, impõe restrições a centenas de municípios gaúchos. "Entendemos que o critério adotado pelo Piratini prejudica não apenas os municípios, mas, também, seus cidadãos que são submetidos ao arbítrio do governo do estado sem critérios objetivos que estabelece medidas sanitárias por regiões".

Senador Luis Carlos Heinze

Os congressistas gaúchos dizem na ação que muitos destes municípios, sem nenhum ou com pouquíssimos casos de coronavírus, sofrem com as determinações apenas por estarem inseridos em determinada área do estado classificada como bandeira vermelha pelo Sistema de Distanciamento Controlado. Já se passaram quase cinco meses de quarentena. O lockdown e restrições rígidas às atividades básicas dos cidadãos e trabalhadores pelo sistema, não é justificável.

O governo federal tem investido fortemente desde o início da pandemia, fornecendo milhões em recursos para combate à covid-19. Fechamento total de todas as atividades, ainda em municípios que necessitam dessa economia local para sobreviver, é absurda.A iniciativa visa entregar autonomia para os municípios realizarem suas próprias ações, avaliando toda a sua realidade local, tanto na esfera da saúde e econômica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE