Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Festival ocorreu de sexta-feira a domingo | Foto: João Alves / Especial / Divulgação / CP
Entretenimento

Conheça os vencedores da 27ª Tertúlia Musical Nativista

Concorrentes tiveram seus trabalhos apresentados por meio de vídeos gravados.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
07/09/2020 10:08 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A 27ª Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria teve três noites, de sexta-feira a domingo, com muita cultura e tradição gaúcha, que emocionaram os espectadores virtuais. Na noite deste domingo, o festival, que é um dos maiores do Estado, teve a Fase Geral, e no encerramento anunciou a grande vencedora desta 27ª edição.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, e teve transmissão pelo Facebook e o Youtube do Theatro Treze de Maio, local em que ficavam os apresentadores de cada noite.

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Rose Carneiro, comemora a 27ª edição como “uma Tertúli para ficar na história”, pelo momento atual e por todo o reconhecimento do público que acompanhou de casa. Rose diz que o festival surpreendeu desde a abertura do processo seletivo. A 27ª Tertúlia Musical Nativista recebeu 675 inscrições e foram selecionadas 10 para a fase geral, 10 para a fase local, 10 para a Tertúlia da Poesia, seis para a Tertúlia Piá e oito para a Tertulinha.

“Uma Tertúlia que ultrapassou fronteiras, encantando as pessoas e levando a música regional para o mundo. Um evento virtual que comprova a importância de valorizar as nossas raízes culturais. As milhares de visualizações, nas três noites, comprovam a importância da arte e da cultura para todos nós”, comemora a secretária.

A noite teve show de abertura com Kayke Mello, no palco do Theatro Treze de Maio. Contudo, o músico estava sem plateia presente, para garantir o cumprimento das exigências sanitárias e de distanciamento social devido à pandemia de Covid-19. A Fase Geral da 27ª Tertúlia Musical Nativista teve apresentação da cantora de música popular gaúcha Anelise Severo Kirchoff. Os jurados da noite foram Gujo Teixeira, Miguel Marques e Vinícius Brum.

Em seguida, os concorrentes tiveram seus trabalhos apresentados por meio de vídeos previamente gravados. Os dois primeiros colocados e a Música Mais Popular da Fase Local tiveram os trabalhos apresentados na Fase Geral.

Os vencedores da Fase Geral receberão troféu, que será enviado para eles, e prêmio em dinheiro depositado aos ganhadores após a conclusão de trâmites legais. Essa fase também teve escolha da Música Mais Popular, por meio de votação virtual, que utilizou um aplicativo de troca de mensagens. O número para enviar os votos foi disponibilizado durante toda a transmissão online.

O show de intervalo da Fase Geral foi de Márcio Correia e Grupo Gauchismo. A 27ª Tertúlia Musical Nativista é promovida pela Prefeitura de Santa Maria, com patrocínio de Sicredi e realização do CPF Piá do Sul e da Associação Tradicionalista Estância do Minuano.

Vencedores

  • 1º lugar – Palavra do Velho Blau, de Carlos Omar Villela Gomes e Arison Martins - Intérprete: Ângelo Franco
  • 2º lugar – Num Rancho à Beira do Mundo, de Bianca Bergmam e Igor Silveira - Intérprete: Luiza Barbosa
  • 3º lugar – Com Alma de Sanga, de Juliano Javoski - Intérprete: Jamesson Abreu e Rômulo Chaves
  • Música Mais Popular – De Trens e de Saudade, de Carlos Roberto Hahn e Fernando Graciola; Intérprete: Igor Tadielo
  • Melhor Tema Sobre Santa Maria – De Trens e de Saudade, de Carlos Roberto Hahn e Fernando Graciola; Intérprete: Igor Tadielo
  • Melhor Tema Campeiro – Escolhi Não Ter Saudade, de Henrique Fernandes e Cristiano Fantinel; Intérprete: Cristiano Fantinel
  • Melhor Letra – Palavra do Velho Blau, de Carlos Omar Villela Gomes; Intérprete: Ângelo Franco
  • Melhor Melodia – Palavra do Velho Blau, de Arison Martins; Intérprete: Ângelo Franco
  • Melhor Intérprete – Ângelo Franco, com a música ‘Palavra do Velho Blau’, Carlos Omar Villela Gomes e Arison Martins
  • Melhor Instrumentista – Marcelinho Carvalho, com violão, na música ‘Num Rancho à Beira do Mundo’, de Bianca Bergmam e Igor Silveira; Intérprete: Luiza Barbosa
  • Melhor Arranjo – Palavra do Velho Blau, de Carlos Omar Villela Gomes e Arison Martins; Intérprete: Ângelo Franco
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE