Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Presidente do Coder, Mário Cavaletti, fez um breve relato de como surgiu a ideia do Coder ao prefeito, vice-prefeito e futuros secretários municipais
Cidade

Conselho de Desenvolvimento de Erechim é apresentado para o prefeito, vice e vereadores eleitos

Encontros presenciais e online foram realizados na ACCIE.

Maria Lúcia Carraro Smaniotto
por  Maria Lúcia Carraro Smaniotto
17/12/2020 16:35 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os idealizadores do Coder (Conselho de Desenvolvimento de Erechim) composto por 20 entidades e mais um conselho de ex-presidentes e diretores da ACCIE e CDL Erechim, promoveram encontros com o prefeito, futuros secretários e os vereadores eleitos com o objetivo de apresentar o andamento do projeto de formação da governança colaborativa que tem como objetivo pensar o Erechim do futuro e ser o guardião pela continuidade dos projetos estruturantes.

Na terça-feira, 15, participaram o prefeito e vice-prefeito, Paulo Polis e Flávio Tirello, acompanhados por alguns futuros secretários. Na quarta-feira, 16, os convidados foram os vereadores eleitos. Os encontros foram coordenados pelo presidente do Coder, Mário Cavaletti, tendo aos seu lado Fábio Vendruscolo, Evandro Luís Fhynbeen e Roland Koller.

Os eventos foram realizados de forma presencial, respeitando todos os protocolos de prevenção à Covid-19 como uso de máscara, distanciamento social e álcool gel, com os convidados e um representante de cada entidade que integram os membros atuais do Coder e também de modo virtual, onde participaram os demais membros.

A AGENDA

Marcaram presença como palestrantes os consultores de Maringá/PR, Sílvio Magalhães Barros e Márcia Santin, contratados para assessorar na constituição da Governança, que é composta das fases de sensibilização, mobilização para a criação de grupos temáticos que irão construir uma agenda de ações estratégicas municipais, que poderão nortear a elaboração do PPA (Plano Plurianual do Governo Municipal) e terão seus trabalhos continuados pós agenda, além das comissões jurídicas e de comunicação que já estão trabalhando no modelo de constituição jurídica e operacional e a comunicação realizando a divulgação institucional e apoiando a imprensa na disseminação das informações. A proposta é pensar Erechim do futuro e que para se alcançar este futuro as ações precisam iniciar no presente.

Conforme explicou Mário Cavaletti, o Coder nasceu do anseio de entidades representativas e empresários de diversos segmentos da sociedade civil, em auxiliar e trabalhar junto ao Poder Público, em projetos de desenvolvimento econômico sustentável com a finalidade de enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades propondo e fazendo executar projetos de forma organizada e proativa visando a construção do futuro.

“NÓS PRECISAMOS DO CODER”

Os consultores Sílvio Magalhães Barros e Márcia Santin falaram da experiência de Maringá/PR, onde existe o Codem (Conselho de Desenvolvimento de Maringá) há 24 anos, que teve papel fundamental na transformação da cidade que chegou ser eleita a melhor cidade do Brasil nos anos de 2017 e 2018, baseado em 16 indicadores.

Ao final de cada encontro os eleitos foram unânimes em elogiar a iniciativa em propor parceria com o Poder Público e afirmar que o Coder se constituirá em um caminho importante e necessário para projetar Erechim para os próximos anos de forma participativa e colaborativa. Conforme o prefeito eleito Paulo Alfredo Polis: “Nós não queremos, nós precisamos do Coder”. Segundo ele, o Poder Executivo será parceiro e atuante no Conselho de Desenvolvimento de Erechim. Da mesma forma, todos os vereadores eleitos se comprometeram e atuar junto ao Coder visando o desenvolvimento de Erechim.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE