Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Cooperativas lideram concessão de crédito a pequenos empreendedores

As cooperativas são responsáveis por 31% das taxas de sucesso dos pedidos. Bancos públicos e privados somam 21%.

Revista Rural
por  Revista Rural
02/06/2020 21:48 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

As cooperativas lideram a concessão de crédito a pequenos negócios, desde o início da pandemia da Covid-19, aponta uma pesquisa realizada pelo Sebrae e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ainda que os bancos públicos e privados tenham sido as instituições mais buscadas pelos empreendedores, as cooperativas são responsáveis por 31% das taxas de sucesso dos pedidos. Bancos públicos e privados somam 21%.

“As cooperativas tendem a crescer ainda mais em importância na crise. Ao longo da história sempre foi assim, e agora não está sendo diferente”, diz Edivaldo Del Grande, presidente da OCESP – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo, ao analisar os dados da pesquisa realizada entre 30 de abril e 5 de maio, com 10.384 micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEI) de todo o paÍs.

Del Grande também diz que, pela oferta de serviços e produtos, as cooperativas cada vez mais fazem frente aos bancos tradicionais. “Além de foco no cooperado e atendimento personalizado, as cooperativas têm outra grande vantagem na disputa do mercado de crédito, que são as taxas significativamente inferiores às médias do mercado. Isso faz com que sejam uma ótima alternativa aos bancos públicos e privados”.

Hoje, o país conta com mais de 11,8 milhões de pessoas associadas a cooperativas de crédito – sendo 1,3 milhão só no estado de São Paulo – e esse número tem crescido, em média, 10% ao ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE