Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Coro da URI com trabalho à distância e ações para a comunidade

Entre as ações estão uma apresentação em vídeo para ser divulgado nas redes sociais e a participação na Missa de Dia das Mães no Seminário.

Assessoria URI
por  Assessoria URI
11/05/2020 10:45 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Durante o período de distanciamento social o grupo realiza suas atividades por meio da internet, produzindo repertório e ações para a comunidade. Entre essas ações estão uma apresentação em vídeo para ser divulgado nas redes sociais e a participação na Missa de Dia das Mães no Seminário.

As atividades preparatórias ocorrem por meio de gravações de áudio e vídeo conferências, onde o maestro atende cada uma das cantoras na correção das linhas melódicas, até que tudo fique 100% correto. Reuniões periódicas são realizadas para resolução de assuntos gerais e integração social do grupo, à semelhança das atividades em tempos sem pandemia. 

“É tudo muito novo e desafiador, mas o grupo se adaptou bem e tem produzido com a mesma intensidade de sempre. Por vezes ficamos até mais conectados que o de costume, o que gera uma boa integração e engajamento nos objetivos”, afirma o maestro Marcio Buzatto.

Neste período de início de ano está sendo preparada a obra “A Little Jazz Mass”, do compositor britânico Bob Chilcott, famoso por fazer parte do trabalho do grupo The King’s Singers. Essa missa é em estilo de jazz, como o próprio nome já aponta, e é dividida como a liturgia tradicional: Kyrie, Gloria, Sanctus, Benedictus e Agnus Dei. A instrumentação é baseada no piano, que no caso é tocado por Renan Chapuis. Além do piano, pode incluir bateria e contrabaixo também, nas apresentações em forma de concerto.

Outra peça preparada é Garota de Ipanema, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, também trabalhada à distância inteiramente dentro da quarentena. Essa é uma das músicas que o grupo já separou para o repertório que vai levar à Europa logo que for possível. “Havíamos planejado fazer uma turnê pela Europa em 2021, mas agora estamos aguardando as condições ideais para planejarmos novamente esta viagem.”, comenta o maestro.

Um vídeo para a comunidade está sendo preparado, para lançamento ainda no mês de maio. Este vídeo envolve a gravação de cada cantora em seu ambiente de casa, com seu próprio celular ou computador, e depois passa por um trabalho de edição para divulgação nas redes sociais e meios de comunicação. 

Como já é tradicional, o grupo participará da Missa de Dia das Mães, do Santuário Nossa Senhora de Fátima, neste domingo às 19h. A Santa Missa celebrada pelo Padre Valter Girelli, não tem público presencial e será transmitida pela internet pelo facebook do Santuário, tomando todas as precauções necessárias. Cada cantora ficará há uma distância de cerca de 10 metros da outra, ocupando todo o espaço da igreja. Um momento para suavizar a alma e passar uma mensagem de carinho para as mães, bem como a toda comunidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE