Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

CRAS de Machadinho cria Rede de Vizinhos visando o combate a violência contra mulher

Entre as atividades da campanha “Em casa: Isolada sim, sozinha não” será lançado uma rede que servirá de apoio para que as mulheres possam procurar ajuda.

Assessoria/Destaque News
por  Assessoria/Destaque News
02/07/2020 10:43 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O CRAS de Machadinho vem desenvolvendo ações de cunho preventivo visando o combate à violência contra mulher no município. Entre as atividades da campanha “Em casa: Isolada sim, sozinha não” será lançado uma rede que servirá de apoio para que as mulheres possam procurar ajuda. De acordo com orientações da ONU, a qual vem incentivando ações no mundo todo ligados a essa temática, em Machadinho será criada a chamada REDE DE VIZINHOS, com intuito de formar uma grande rede de solidariedade e estimular a denúncia, mostrando que as mulheres não precisam se calar diante de qualquer tipo de agressão, fazendo com que saibam como se proteger e cada vez mais buscarem seus direitos.

De acordo com a psicóloga do CRAS Déborah, dar atenção a violência contra mulher em tempos de pandemia é extremamente necessário, uma vez que isso mostra que temos uma rede de atenção e que quem pratica atos violentos deve sim se sentir acuado, reprimindo a incidência desse tipo de violação, bem como, nesse momento de fragilidade, mostrar para as vítimas que existe maneiras e possibilidades de sair de uma situação opressora.

Como a rede de vizinhos irá funcionar? 

Divulgação

A assistente social do CRAS Emanuele informa que A rede de vizinhos será organizada por meio de pequenos grupos de pessoas voluntárias, nas próprias comunidades em que estão inseridas e que estejam dispostas a acolher denúncias e pedidos de ajuda de mulheres vítimas de violência, para posterior encaminhamento aos órgãos de proteção. Para fazer parte da rede será necessário que a pessoa entre em contato com o CRAS por meio do Faceboock (Cras Creas Machadinho) e whatsapp (54 35511536 ou 54 984026569) e enviar a seguinte mensagem #vizinhacontecomigo.

A pessoa que fizer parte da rede irá receber um adesivo de identificação que deverá ser fixado em sua residência, possibilitando que as vítimas saibam que ali ela encontra alguém de referência que pode lhe auxiliar no enfrentamento a situação de violência. Para as profissionais do CRAS, como forma de potencializar essa ação, os integrantes da rede de vizinhos receberão orientações técnicas para agir quando forem procurados. Ressaltam ainda que o objetivo primordial dessas ações é prevenir que a violência contra mulher se agrave pelo medo de realizar a denúncia e pedir ajuda, visando especialmente o fortalecimento e empoderamento das mulheres.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE