Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Cronograma do IPVA está mantido e contribuinte tem até dia 31 para garantir o desconto

A partir de abril, já começa o vencimento pela placa do veículo.

GZH
por  GZH
29/03/2020 09:47 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Termina na próxima terça-feira (31) o prazo para garantir desconto de antecipação no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O abatimento pode chegar a 20,8%. Isso porque os contribuintes ainda têm redução de 1% pela antecipação do tributo, além das vantagens do Bom Motorista (até 15%) e Bom Cidadão (até 5%). A terceira e última parcela do parcelamento, para quem optou por essa modalidade, também deve ser paga até o último dia do mês de março.

Felipe Nyland / Agencia RBS

Com toda a crise gerada pela pandemia do coronavírus e algumas medidas econômicas envolvendo tributos anunciadas e estudadas pelo governo federal, os leitores passaram a questionar - muito - a coluna sobre o calendário de pagamento do IPVA 2020 aqui no Rio Grande do Sul. A pergunta foi, portanto, repassada à Secretarial Estadual da Fazenda, que informou que a cobrança do tributo está mantida e com o mesmo cronograma. Por enquanto, não há previsão de adiamentos ou outras eventuais alterações.

Portanto, o vencimento por placas do IPVA 2020 segue com início previsto para abril. A partir do início do mês, os contribuintes não terão mais descontos por antecipação. Vantagens de Bom Motorista e Bom Cidadão podem ser acumulados e são garantidos até a data de vencimento da placa do veículo. O calendário de vencimento por final de placas começa no dia 1º de abril e se encerra em 27 de abril.

Para consultar os valores a serem pagos, os proprietários de veículos podem acessar duas plataformas disponíveis. Uma das opções é o site do tributo (www.ipva.rs.gov.br) ou o aplicativo para dispositivos móveis IPVA RS. Nas plataformas, é possível apenas consultar informações, como valor a ser pago, multas e pendências.

O pagamento deve ser feito presencialmente ou no sistema online do Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Banco do Brasil (somente para clientes) ou Agências Lotéricas da Caixa. Basta ter em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou apenas a placa e o Renavam do veículo.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE