Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Declaração simplificada ou completa do Imposto de Renda, qual escolher?

A melhor opção, segundo contadores, depende das despesas que cada contribuinte possui para a dedução.

GZH
por  GZH
03/03/2020 11:38 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Iniciada nesta segunda-feira (2), a declaração do Imposto de Renda (IR) 2020 tem de ser entregue à Receita Federal até 30 de abril. No momento de preenchê-la, os contribuintes precisam escolher o modelo simplificado ou completo para acertar as contas com o Leão.

A melhor opção, segundo contadores, depende das despesas que cada contribuinte possui para a dedução. No caso de uma pessoa com dependentes, responsável pelo pagamento de plano de saúde, escola e previdência privada, por exemplo, a completa costuma apresentar mais vantagens. Já para pessoas com poucos gastos dedutíveis, o modelo simplificado tende a ser melhor.

— Primeiro, o contribuinte deve consultar como entregou nos anos anteriores e se houve alguma mudança em sua condição de renda — orienta Evanir Aguiar dos Santos, diretor operacional da Fortus Contábil.

Para o especialista, o contribuinte deve informar os dados como se fosse entregar o modelo completo. Isso porque, na janela "Opção pela Tributação", o próprio programa da Receita indica a melhor escolha. O vice-presidente de gestão do Conselho Regional de Contabilidade do Estado (CRC-RS), Celso Luft, concorda:

— A dica é ir lançando todas as despesas com dependentes que o sistema fará esse cálculo automaticamente.

O modelo simplificado dá 20% de desconto no cálculo do imposto, no limite de R$ 16.754,34. Luft diz que, se o contribuinte quiser fazer essa conta de antemão, basta somar suas despesas com saúde, educação e previdência privada. Caso somem mais de R$ 16.754,34, o modelo completo será o mais benéfico.

O programa da Receita sempre vem com a opção "por deduções legais" (modelo completo) selecionada. Se o "por desconto simplificado" tiver imposto menor ou restituição maior, basta selecioná-lo para aplicar o modelo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE