Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Decretada situação de emergência em Brusque devido a chuva

Nas últimas 48 horas a cidade registrou mais de 100 ocorrências devido à chuva. Choveu 108,4 mm no período.

NSCTotal
por  NSCTotal
15/12/2020 18:24 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A prefeitura de Brusque decretou situação de emergência na tarde desta terça-feira (15) devido ao alto volume de chuva registrado nas últimas 48 horas e às mais de 100 ocorrências atendidas pela Defesa Civil na cidade.

Nos últimos dois dias foi registrado o volume de 108,4 milímetros de chuva que causou alagamentos, inundações e deslizamentos de terra na cidade. Com o acúmulo de água, três famílias ficaram desalojadas e as ruas ficaram danificadas.

— O volume de chuva foi muito atípico. De modo que o rio Itajaí-Mirim acabou saindo da calha com a própria chuva que caiu no município. Algo extremamente raro de acontecer, porque a nossa calha é muito alta — explica o coordenador da Defesa Civil de Brusque, Edevilson Cugiki.

A projeção da Defesa Civil é de que o rio suba ainda mais durante a noite, quado o pico deve ser por volta das 22h. Durante esta tarde, o nível do rio em Botuverá, cidade vizinha, estava em 4,36 metros.

O decreto assinado durante a tarde autoriza a mobilização de todos os órgãos públicos para atuar sob a coordenação da Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre, reabilitação e reconstrução dos pontos afetados na cidade. Também fica autorizada a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE