Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Rio Grande do Sul

Decreto envolvendo templos religiosos cumpre norma determinada pelo governo federal para todo o país

Como há uma norma federal, editada pela presidência da República, não é possível vedar completamente a atividade dos templos no RS, diz govrnador gaúcho.

Secom/RS
por  Secom/RS
27/03/2020 17:27 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na transmissão realizada ao vivo nesta sexta-feira (27/3) direto do Gabinete de Crise, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), o governador Eduardo Leite fez um esclarecimento sobre a adequação dos decretos estaduais à recente alteração anunciada pelo governo federal em relação ao funcionamento de templos religiosos, agências bancárias e lotéricas.

Desde a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Rio Grande do Sul, em 10 de março, o governo do Estado vem publicando uma série de normativas que determinam a maneira como a população deve se comportar para evitar a propagação do vírus. Uma das normas havia sido o fechamento de templos religiosos, uma vez que são estabelecimentos que reúnem uma grande quantidade de pessoas ao mesmo tempo.

No entanto, o governo federal delimitou que os eventos religiosos fazem parte do conjunto de serviços essenciais que devem ser ofertados à população. A partir daí, como é obrigado respeitar a normativa federal, o governo do Rio Grande do Sul publicou uma alteração no Decreto 55.128, de 19 de março, permitindo que os templos religiosos possam funcionar.

Mesmo assim, o governo gaúcho estabeleceu que os locais observem o limite máximo de 25% da capacidade de assentos, adotem as providências para haver distanciamento mínimo de dois metros entre os frequentadores e garantam as condições de higiene necessárias. O mesmo vale para as agências bancárias e lotéricas, que também devem observar a distância entre os usuários e adotar horários restritos para o atendimento de clientes que pertençam aos grupos de risco.

"Como há uma norma federal, editada pela presidência da República, não podemos vedar a atividade dos templos. Não podemos contrariar a norma federal, assim como os municípios não podem desrespeitar normas estaduais", explicou Leite.

O governo do Estado também divulgou nota de esclarecimento a respeito dessa decisão. Confira abaixo:

“O governo do Estado esclarece que o decreto que envolve o funcionamento de templos religiosos e agências bancárias e lotéricas, publicado hoje (27/3), cumpre uma obrigação federal prevista em decreto publicado na quinta-feira pela presidência da República. Como há uma norma federal, editada pela presidência da República, não é possível vedar completamente a atividade dos templos no RS. O Estado não pode contrariar a norma federal, assim como os municípios não podem desrespeitar as normas estaduais.

Dessa forma, o governo precisou alterar a regra para esses locais. Mesmo assim estabeleceu algumas normas para combater a propagação do vírus. É necessário que seja observado nos templos religiosos o limite máximo de 25% da capacidade de assentos do local e sejam adotadas as providências para garantir um distanciamento mínimo de dois metros entre os frequentadores, além das condições de higiene necessárias.

Seguindo recomendações científicas, o governo do RS mantém a orientação para que quem puder permaneça em quarentena. As regras editadas pelo governo também têm o objetivo de garantir os serviços essenciais à população. No final da próxima semana, com base em estudos e avaliações, o Estado definirá quais os próximos passos a serem adotados diante dessa pandemia”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE