Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Defesa Civil divulga alerta de temporais no Rio Grande do Sul

Alerta do órgão vale por 48 horas para uma parte do Estado.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
17/02/2020 15:46 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Defesa Civil Estadual divulgou, nesta segunda, alerta para chuvas chuvas intensas e possibilidade de fortes temporais com ventos em parte do Rio Grande do Sul. O aviso vale por 48 horas e também prevê descargas elétricas e granizo.

Segundo a Metsul Meteorologia, do meio pro fim da tarde ou à noite, pelo intenso aquecimento, vai ter chuva em várias regiões do Estado, mas que será novamente irregular. Alerta-se para o risco, devido ao intenso calor, de chuva localmente forte a torrencial de curta duração e/ou temporal com raios e rajadas de vento. Porto Alegre e a região metropolitana estão na área de risco de temporais.

O fim de semana teve registro de chuva em diversas regiões gaúchas, mas as precipitações foram muito irregulares. Houve municípios em que choveu em apenas uma parte da cidade. A instabilidade se concentrou, como esperado, mais na Metade Norte do Rio Grande do Sul. Houve localidades em que os produtores puderam comemorar um excelente volume de chuva e em outras pouco ou nada choveu. A região Noroeste foi a que teve os maiores acumulados com volumes em alguns pontos de até 50 a 100 mm, conforme medições de cooperativas e produtores rurais.

Terça haverá o deslocamento de uma frente fria. Os volumes podem ser altos no período de três dias principalmente na Metade Oeste do Estado. A MetSul adverte que tanto hoje como amanhã é alto o risco de temporais localizados no Rio Grande do Sul sob uma atmosfera muito aquecida e, isoladamente, as tempestades podem ser até severas com risco de vendavais, especialmente nesta terça-feira devido ao rápido deslocamento da frente fria numa atmosfera muito aquecida.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE