Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Saúde

Deputados avaliam autorização para plantio de maconha medicinal em todo o país

Pressionada por setores no governo, a Anvisa abriu mão de estabelecer as regras, que agora podem ser definidas pelos deputados e senadores.

Dagmara Spautz/NSC
por  Dagmara Spautz/NSC
11/02/2020 18:38 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A comissão especial da Câmara dos Deputados que avalia a regulamentação do uso de maconha medicinal no Brasil retoma os trabalhos nesta terça-feira (11), com uma audiência sobre o plantio da cannabis em todo o território nacional. A proposta é a mesma que foi vetada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Willian Dib, ex-diretor-presidente da Anvisa e defensor da regulamentação do plantio da maconha medicinal no Brasil, será ouvido durante a audiência. Em dezembro, após o veto ao cultivo na agência, ele manifestou-se em entrevistas afirmando acreditar que a decisão abria campo para que o Congresso fizesse a regulamentação. Disse tratar-se de "uma questão de tempo".

Pressionada por setores no governo, a Anvisa abriu mão de estabelecer as regras, que agora podem ser definidas pelos deputados e senadores. Os integrantes da comissão no Congresso pretendem avançar na questão e entregar o relatório final ao projeto em abril.

ONG Santa Cannabis

Em Santa Catarina, a ONG Santa Cannabis presta apoio a cerca de 200 pacientes que têm recomendação médica para uso da cannabis. A entidade busca na Justiça Federal o direito de plantar maconha para fins medicinais.

No país, a única associação a possuir a autorização, hoje, é a Abrace, da Paraíba, que compartilhou com a ONG catarinense a ação com a qual obteve a vitória judicial no caso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE