Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Ciência

Descoberta maior explosão da história do universo

Cientistas anunciaram nesta quinta-feira (27) que o fenômeno ocorreu num aglomerado de galáxias que está a 390 milhões de anos-luz de distância.

Simona Giacintucci
por  Simona Giacintucci
28/02/2020 13:16 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Astrônomos afirmam que explosão foi a maior já registrada desde o Big Bang. Fenômeno ocorreu em aglomerado de galáxias a 390 milhões de anos-luz de distância.Astrônomos descobriram a maior explosão já vista no universo, originada de um buraco negro supermassivo. Cientistas anunciaram nesta quinta-feira (27) que o fenômeno ocorreu num aglomerado de galáxias que está a 390 milhões de anos-luz de distância.

De acordo com Simona Giacintucci, do Laboratório Naval de Pesquisa em Washington, a explosão foi tão grande que criou uma cratera num gás quente onde caberiam 15 Vias Lácteas. Giacintucci comparou o fenômeno com a erupção do Monte Santa Helena em 1980, nos EUA, que varreu o topo da montanha, criando uma cratera.

A explosão foi a maior vista no universo desde o Big Bang e liberou cinco vezes mais energia do que a recordista anterior. Ela ocorreu no centro de Ophiuchus, um aglomerado de dezenas de galáxias, gás quente e matéria escura unidos pela gravidade.

"Já vimos explosões no centro de outras galáxias antes, mas essa é uma realmente muito grande. E não sabemos por que é tão grande", disse Melanie Johnston-Holitt, do Centro Internacional de Pesquisa em Radioastronomia.

Para a descoberta, os astrônomos usaram o Observatório de Raios-X Chandra da Nasa, assim como um observatório europeu e telescópios terrestres. O primeiro sinal da explosão foi captado em 2016.

Imagens do Chandra revelaram uma borda curva incomum, mas inicialmente cientistas descartaram a possibilidade de uma explosão devido ao montante de energia que seria necessário para criar tal cavidade no gás. Posteriormente, a curvatura foi confirmada como uma parte de cavidade.

Os pesquisadores acreditam que a explosão já tenha terminado, pois não há mais sinais no buraco negro. Mais observações, no entanto, são necessárias para uma melhor compreensão do fenômeno.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE