Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

DetranRS propõe simplificação de taxas com redução no CRLV para 70% dos veículos

DetranRS propõe unificação da taxa de alteração de registro do veículo em transferências.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
25/11/2020 22:01 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma das propostas encaminhadas pelo governo do Estado à Assembleia, em 13 de novembro, para retomar o equilíbrio fiscal e avançar na modernização da gestão pública propõe a simplificação de taxas do DetranRS, com redução para 70% dos veículos no custo do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

O projeto de lei trata de alterações nas taxas relacionadas a veículos. Outras taxas, como as de habilitação, serão objeto de proposta específica no futuro.

A proposta visa ajustar a lei estadual a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), bem como aos avanços tecnológicos e mudanças na legislação de trânsito, que trouxe alterações ou criação de novos serviços.

A principal delas diz respeito à taxa de expedição do documento anual de licenciamento (CRLV), que passou a ser exclusivamente digital. Também prevê nova taxa para o certificado de propriedade do veículo (CRV, ou antigo DUT), que passará a ser digital em 2021 e teria seu valor reduzido pelo fim dos custos de impressão e envio pelo correio.

DetranRS propõe unificação da taxa de alteração de registro do veículo em transferências - Foto: Divulgação Detran / Arquivo

Além disso, a Taxa de Expedição do CRLV, que está dividida em três tipos, será transformada em uma taxa única, denominada Taxa de Licenciamento Veicular, reduzindo valores para cerca de 70% dos veículos. A nova taxa estará alinhada aos valores cobrados em outros Estados e considerará os custos envolvidos, que não compreendem apenas a impressão e envio do documento, como a atual denominação (taxa de expedição) parece indicar. Ainda nessa linha, serão unificadas as duas taxas de Registro de Financiamento de Veículo e Gravame Veicular, com o fim de simplificar o processo de cobrança.

A proposta também prevê a criação de uma taxa especial de CRV para veículo em estoque nas revendas, denominado projeto Renave. O novo sistema do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) prevê o registro do veículo sem direito a circulação, havendo apenas a transferência de propriedade entre as revendas envolvidas para a posterior comercialização. Assim, será cobrada apenas uma taxa para manutenção desse sistema, sem outros custos inerentes às demais taxas, em especial com os serviços delegados aos credenciados.

O DetranRS propõe, ainda, a unificação da taxa de alteração de registro do veículo, para hipóteses de transferência (quando houver venda ou mudança de município/Estado), que atualmente prevê dez faixas com valores de incidência diferentes, de R$ 49 a R$ 1.141. O valor contemplará apenas uma alíquota correspondente ao serviço prestado, resultando em redução para cerca de 70% dos veículos registrados no Estado.

Pela proposta, serão criadas duas isenções visando incentivar a manutenção da transferência desse tipo de veículo dentro do Estado: veículos sinistrados, desde que o novo proprietário do veículo seja a empresa seguradora, e veículos retomados pelas Instituições financeiras credoras. Buscando evitar a informalidade, também seriam isentas motocicletas e similares até 125 cilindradas e veículos de baixo valor patrimonial, geralmente utilizados para trabalho.

Por fim, a autarquia sugere a isenção da Taxa de Comunicação de Venda, que passaria a ser gratuita quando for realizada de forma eletrônica. A isenção visa incentivar o aumento da realização da comunicação de venda, evitando inúmeros processos judiciais de antigos proprietários que foram responsabilizados por atos cometidos por compradores que não realizaram a transferência. Com isso, é esperada a melhora da fidedignidade dos registros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE