Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Dicionário de LIBRAS do DetranRS reúne vocábulos de trânsito; vídeo

Material reúne mais de 500 vocábulos recorrentes no processo de formação de condutores

Detran/RS
por  Detran/RS
22/07/2020 19:45 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Para qualificar a formação de candidatos surdos, o DetranRS lançou, nesta quarta-feira (22), durante o 1º Encontro Virtual de Intérpretes de LIBRAS do DetranRS, a versão atualizada do dicionário de vocábulos de trânsito. O material, que deve servir de referência a tradutores e intérpretes da língua brasileira de sinais, além de apoio aos próprios candidatos surdos, reúne mais de 500 vocábulos recorrentes no processo de formação de condutores, apresentados em sinais fotografados e com verbetes que contextualizam seus significados.

Na elaboração da nova versão foram considerados sinais adotados pela comunidade surda, contando com a colaboração de profissionais do DetranRS e consultoria de intérpretes fluentes em LIBRAS.

Responsável pelo projeto, a pedagoga Macleine Paviani, da Coordenadoria de Exames Teóricos do DetranRS, explica que o objetivo é qualificar continuamente o processo de habilitação de condutores surdos através da acessibilidade linguística. “É um material que precisa ser constantemente revisado. Devido à existência de variações linguísticas, por vezes convencionadas em determinadas localidades/regiões do estado, sempre haverá possibilidade de novas construções e de constantes atualizações.
A servidora também explica que para muitas palavras específicas da área de trânsito não há sinal convencionado pela comunidade surda e o dicionário apresenta então sugestões de escolha tradutória.

O dicionário de LIBRAS do DetranRS está disponível no site www.detran.rs.gov.br, no menu Habilitação, em Orientação para candidatos surdos.

Origem

Desde 2009 o Detran gaúcho vem desenvolvendo ações que visam a inclusão de pessoas surdas no processo de habilitação. O projeto precursor, designado à época “Trânsito em Todos os Sentidos”, dentre outros avanços, possibilitou a elaboração do primeiro dicionário de LIBRAS com vocábulos específicos, relacionados à dinâmica do trânsito e a termos usualmente utilizados no processo de habilitação, produzido através de parceria com a FADERS.

Na última década, foram realizados mais de 4,8 mil exames teóricos e práticos a candidatos surdos, período no qual se verificou a necessidade de ampliar o material, padronizar e divulgar sinais específicos da área de trânsito. O RS possui registrados atualmente 1,5 mil condutores com CNH válida.

“A Autarquia está comprometida em qualificar o atendimento às pessoas surdas e o dicionário lançado hoje mostra a importância que damos para a formação de condutores e inclusão social”, destacou o diretor-geral Enio Bacci.

A pedagoga Macleine Paviani apresenta o novo Dicionário de Vocábulos de Trânsito em LIBRAS do DetranRS, que busca qualificar o processo de habilitação dos candidatos surdos. 

O material servirá de referência a tradutores e intérpretes, além de apoio aos próprios candidatos surdos. Em LIBRAS há uma enorme variação linguística e alguns vocábulos específicos da área de trânsito não possuem uma tradução convencionada. O dicionário vem para suprir essa lacuna e qualificar a formação desses candidatos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE