Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ciência

Domingo é dia de ver cinco planetas a olho nu, mas será preciso acordar cedo

A visualização poderá ser sem o auxílio de instrumentos, mas o horizonte deverá estar livre de obstáculos e o céu precisará estar sem nuvens .

GZH
por  GZH
18/07/2020 22:17 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Se quiser ver a olho nu cinco planetas do Sistema Solar e a Lua, juntos, neste domingo (19), será necessário colocar o despertador para pular da cama antes do galo cantar.

Saturno, Júpiter, Marte, Vênus e Mercúrio, conhecidos como os planetas brilhantes, poderão ser visualizados sem o auxílio de instrumentos ainda na madrugada, mas o céu precisará estar sem nuvens e sem obstáculos para que o cenário esteja completo, afirma o físico Érico Kemper, professor de física no Campus Canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

dottedyeti / stock.adobe.com

Neste domingo, Mercúrio poderá ser visualizado somente um pouco antes do nascer do Sol, já que surge na linha do horizonte. Na região Sul do Brasil, o Sol surgirá por volta das 7h. No Sudeste, por volta das 6h30min. E no Nordeste brasileiro, 5h30min.

_ No Sul do Brasil, o evento astronômico ocorrerá às 6h30min. Deve-se procurar um local onde o horizonte esteja livre de obstáculos como morros, vegetação alta próxima e prédios nas direções oeste-sudoeste, onde estará Júpiter próximo ao horizonte, e leste-nordeste, onde será possível ver Mercúrio. Estes dois planetas estão em direções opostas e muito próximos do horizonte. A Lua, nesse horário, terá acabado de nascer e para quem a avistar, servirá de referência para localizar Mercúrio, que estará um pouco acima dela. Vênus estará com brilho intenso, inconfundível, na direção nordeste, um pouco mais elevado que Mercúrio. Marte será visto na direção noroeste, alto no céu, como objeto mais brilhante nessa região e de cor avermelhada. Saturno está um pouco mais alto e a direita de Júpiter _ explica o físico.

A partir desta época do ano, os cinco planetas estão em períodos de aproximação com a Terra. Por isso, explica o físico e astrônomo Luiz Augusto da Silva, coordenador do Núcleo de Astromídia da Rede Omega Centauri, cada vez mais eles ganham destaque e chamam atenção, principalmente em locais onde o céu não tem nuvens nem poluição luminosa.

O mês de julho, aponta Silva, é todo de Júpiter e Saturno, que durante seis meses do ano se movimentam até o ponto máximo de aproximação com a Terra. No próximo dia 20, será a melhor data para ver Saturno brilhando intensamente, pois estará alinhado com a Terra, no ponto mais próximo dela e do lado oposto do Sol.

Simulação do posicionamento dos cinco planetas por volta das 6h33min de 19/7/2020, em Porto Alegre Reprodução / Stellarium Web

Saiba como visualizar os cinco planetas:

Júpiter e Saturno - Os maiores planetas e os primeiros a despontarem no céu. Nascem na direção leste-sudeste, por volta das 18h e seguem ao longo da noite, e vão subindo no firmamento, à medida em que as horas passam. Júpiter é o mais brilhante, com cor amarela intensa. Saturno é mais pálido, e tem cor parecida. O uso de um binóculo ou luneta permite ver as quatro maiores luas de Júpiter (Io, Europa, Ganimedes e Calisto), como também os anéis de Saturno e seu maior satélite, Titã, que chega a ter uma atmosfera própria.

Marte - Surge por volta das 23h30min, e a cada dia mais cedo, na direção leste. Enquanto vai se aproximando da Terra, com ápice em outubro, ganha em brilho e tamanho. Em 13 de outubro, ele estará em oposição ao Sol. Por meio de um telescópio, será possível perceber a calota polar do norte marciano, bem destacada devido ao inverno naquele hemisfério do planeta vermelho.

Vênus - Desponta na madrugada, por volta das 4h, na direção nordeste, com brilho intenso e luz branca. Neste mês, o planeta estará na constelação de Touro. Com um telescópio, dará para ver a fase em quarto crescente. Ele permanecerá visível no céu sempre antes do nascer do Sol até o fim do ano. Agosto será o melhor mês para visualização do planeta.

Mercúrio - Até 22 de julho, estará em condições favoráveis de ser observado antes do nascer do Sol, porém, não será o melhor período. Em condições de horizonte aberto para a direção leste-nordeste, é possível observá-lo entre 6h30min e 6h45min, antes da claridade do Sol ofuscá-lo. Sua localização é facilitada com o alinhamento da Lua, de Vênus e de Mercúrio, em distâncias iguais entre eles, com Vênus no meio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE