Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Auonline
Política

Eleições 2020 terão mais de 15 mil servidores e 2 milhões de mesários

Cidadãos poderão votar em 556 mil urnas eletrônicas, nas mais de 480 mil seções eleitorais distribuídas por 95 mil locais de votação do país

CP
por  CP
24/10/2020 11:47 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Para viabilizar o voto, em novembro, dos mais de 147 milhões de eleitores nos 5.568 municípios do país, a Justiça Eleitoral terá apoio de 15.400 servidores e colaboradores, além de 2.645 juízes eleitorais e aproximadamente dois milhões de mesários.

No dia 15, data do primeiro turno, os eleitores poderão confirmar os votos em 556 mil urnas eletrônicas, nas mais de 480 mil seções eleitorais distribuídas por 95 mil locais de votação.

O horário do pleito foi ampliado para atender aos protocolos sanitários durante a pandemia do novo coronavírus: será das 7h às 17h, sendo que até às 10h serão atendidos os idosos preferencialmente.

As urnas serão levadas a locais remotos, como comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas e, de lá, ao fim da votação, os resultados serão transmitidos via satélite às sedes dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) em minutos, com o auxílio da tecnologia.

Além da missão de administrar as eleições, a Justiça Eleitoral desempenha papel jurisdicional, por meio da atuação de juízes eleitorais, desembargadores de TREs e ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para que os registros de todos os candidatos sejam analisados. Neste ano, são cerca de 550 mil concorrentes na disputa aos cargos de prefeito e vereador de 33 partidos políticos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE