Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ciência

Entenda o mistério das vassouras que viralizou nas redes sociais neste final de semana; você testou?

Cientistas afirmam que fenômeno não tem a ver com a Nasa nem com a rotação do planeta Terra.

Revista Galileu
por  Revista Galileu
11/02/2020 14:28 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na noite da última sexta-feira (07), várias fotos de vassouras que misteriosamente ficam em pé sozinhas, começaram a aparecer nas redes sociais. Não demorou muito para os internautas ligarem a "bizarrice" à NASA.

Junto com a imagem, circulava a informação de que a NASA teria dito que a Terra estaria em um ponto de sua órbita no qual sua rotação estaria em perfeito equilíbrio. O resultado? Todas as vassouras do mundo poderiam se equilibrar sozinhas.

Arquivo pessoal/Alessandra Schiffl

Quem testou em casa (ou está morrendo de curiosidade e quer tentar agora) percebeu que o "fenômeno" realmente funciona. Mas isso significa que a suposta explicação da NASA é verdadeira? A resposta é simples: não.

Mas, calma, você não fez "papel de trouxa", ok? Na verdade esse suposto equilíbrio planetário é uma antiga crença: há anos essa brincadeira é comum nos Estados Unidos, mas durante o equinócio vernal, que marca o começo da primavera naquela parte do mundo (meados de março).

A explicação para as vassouras conseguirem "ficar de pé" tem mais a ver com a física em menor escala, de dentro do planeta, do que o com as forças gravitacionais que afetam a Terra. Isso porque o objeto tem seu centro de massa mais perto da base, onde ficam as cerdas. Portanto, quando apoiamos o cabo da vassoura sobre a base, a força causada pelo peso do cabo é distribuída nas cerdas, equilibrando o objeto.

É claro que em alguns casos isso pode não dar certo. Já que nem todas as vassouras foram projetadas para sustentar o próprio peso, o centro de massa de alguns objetos pode estar mais acima do cabo, o que torna o equilíbrio nessas circunstâncias um pouco mais difícil.

Ainda assim, se você estiver se sentindo mal por ter acreditado em mais uma corrente da internet, pode ficar tranquilo. Afinal, quantos de nós já tentaram equilibrar uma vassoura pela casa?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE