Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ciência

Entenda o que é o solstício de inverno, que acontece neste 20 de junho

O evento astronômico acontece por conta do movimento de rotação e translação da Terra.

NSCTotal
por  NSCTotal
20/06/2020 13:18 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Neste sábado, 20 de junho, no Hemisfério Sul teremos o dia mais curto do ano. É o que chamamos de solstício de inverno, que marca o início da estação mais fria. No Hemisfério Norte, na mesma data acontece o solstício de verão, onde haverá o dia mais longo. O evento astronômico acontece por conta do movimento de rotação e translação da Terra, que faz com que o Sol ilumine os dois hemisférios de forma desigual.

No solstício de inverno o polo norte apresenta uma inclinação de 23,5° na direção do Sol. Em 2020, a inclinação máxima ocorrerá às 18h43min. O horário pode variar de ano para ano, já que está relacionado com a velocidade da Terra na órbita.

Pixabay

O solstício ocorre duas vezes por ano, nos meses de junho e dezembro, marcando o início das estações, verão e inverno, que são contrárias em cada hemisfério.

Hemisfério Sul:

  • Solstício de inverno (20 e 21 de junho)
  • Solstício de verão (20 e 21 de dezembro)

Hemisfério Norte

  • Solstício de verão (20 e 21 de junho)
  • Solstício de inverno (20 e 21 de dezembro)

Os solstícios estão relacionados com o esoterismo, para astrologia no solstício de inverno, onde as noites são mais longas, significa um período de recolhimento, onde é preciso diminuir o ritmo e olhar mais para o interior.


    PUBLICIDADE
    PUBLICIDADE
    PUBLICIDADE