Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Enxurrada deixa mortos e desaparecidos em Presidente Getúlio, SC

Bombeiros e Defesa Civil contabilizam desaparecidos, óbitos e estragos.

NSCTotal
por  NSCTotal
17/12/2020 10:19 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

As fortes chuvas que atingiram o Alto Vale do Itajaí entre anoite desta quarta (16) e a manhã de quinta-feira (17) deixaram ao menos 06 mortos na cidade de Presidente Getúlio, segundo a Defesa Civil estadual. Há pessoas desaparecidas. As chuvas causaram alagamentos e queda de barreiras. A enxurrada arrastou moradores. A cidade está sem energia elétrica e telefonia. A Defesa Civil confirmou ainda uma morte em Ibirama, também no Alto Vale.

Água arrastou vegetação, carros e casas(Foto: Redes Sociais)

​Durante a manhã, o governo catarinense chegou a confirmar ao menos 10 mortes e 20 desaparecidos em Presidente Getúlio. Por volta das 10h20min, a Defesa Civil emitiu novo boletim e divulgou que, na verdade, foram confirmadas pelo menos seis mortes na cidade. O número de desaparecidos não foi informado.

Equipes da Defesa Civil Estadual, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina atuam desde a madrugada no resgate e levantamento de perdas. O acesso à cidade de Presidente Getúlio, que tem cerca de 14 mil habitantes e fica a aproximadamente 80 quilômetros de Blumenau, está bloqueado por causa de deslizamentos de terra.

Ainda segundo o governo catarinense, a forte enxurrada foi provocada por 125 milímetros de chuva em um espaço de apenas seis horas.

Conforme os bombeiros voluntários do município, mais de 100 chamados foram feitos entre 22h desta quarta e manhã de quinta.

Chuva alagou ruas, invadiu casas e arrastou pessoas(Foto: Divulgação)

Há dificuldade em chegar aos pontos mais críticos devido aos alagamentos e deslizamentos. Uma ponte cedeu. Moradores relataram que a água dentro dos imóveis passou de um metro.

— A situação é caótica, nós também estamos vulneráveis pois ficamos sem acesso ou tivemos as casas invadidas [pela água]. O bairro mais atingido é o Revólver — contou o bombeiro Alex de Lima.

Veículos arrastados por enxurrada em Presidente Getúlio(Foto: Divulgação)

O governo enviou o grupo de resposta de Rio do Sul para apoiar os trabalhos dos Bombeiros Voluntários na região, e também determinou o deslocamento de aeronaves do grupo aéreo do CBMSC para atuar nos resgates.

— O momento é de solidariedade com todas as vítimas. Estamos trabalhando desde as primeiras horas e nossas equipes já estão no local para levar auxílio para aqueles que foram atingidos em Santa Catarina. A situação ainda é de cautela com novos temporais, por isso é importante que a população se mantenha atenta aos alertas da Defesa Civil — declarou o governador, Carlos Moisés da Silva(PSL).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE