Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Escola da URI retoma aulas presenciais a partir desta segunda

A Escola vem se preparando para isso e o clima é de muita expectativa entre alunos, professores e funcionários.

Secom URI
por  Secom URI
02/10/2020 22:47 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Depois de mais de seis meses sem aulas presenciais, em função da pandemia provocada pelo COVID-19, a Escola de Educação Básica da URI retorna às aulas presenciais a partir desta segunda-feira, 05. A Escola vem se preparando para isso e o clima é de muita expectativa entre alunos, professores e funcionários.

A Escola realizou reuniões de formação com os professores, funcionários e monitores nas últimas semanas para orientações acerca do retorno presencial das atividades escolares. Também realizou reuniões informativas com as famílias dos alunos do ensino fundamental II e ensino médio no dia 29 de setembro e para as famílias das crianças da educação infantil e do ensino fundamental I no dia 30 de setembro.

Familiares, professores e funcionários foram treinados para receber os alunos

A pauta e assuntos dialogados no decorrer das reuniões versaram em torno dos seguintes temas:

Plano de Ação Pedagógica Complementar

Documento orientador para toda a comunidade escolar, elaborado pela Escola, de acordo com o Parecer Ceed/RS nº 002/2020, a Lei Federal nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, e demais atos normativos designados para o momento. Apresenta as ações e as intervenções necessárias no momento de retorno às atividades presenciais para garantir o menor impacto possível ao aprendizado dos alunos (reorganização prévia do calendário letivo, acolhimentos, avaliações diagnósticas da aprendizagem, estratégias para a recuperação das aprendizagens essenciais, a permanência das atividades on line para as famílias que optaram por esse formato, entre outros).

Plano de Contingência

O plano de contingência é um instrumento de administração e gestão utilizado para ordenar e planejar as ações das organizações em situações específicas de crise. Trata-se de uma valiosa ferramenta que busca, no caso específico da Escola e da URI Erechim, implementar medidas administrativas, acadêmicas e comunicacionais que buscam prevenir e/ou mitigar os efeitos dessa pandemia do COVID-19. O documento é norteado pela Portaria conjunta SES/SEDUC/RS Nº 01/2020 e COE-E local.

Para o retorno à presencialidade, o Plano prevê algumas responsabilidades à Escola e outras às famílias e alunos.

Escola retoma atividades presenciais obedecendo todos os protocolos de segurança

Nesse sentido, a Escola de Educação Básica da URI Erechim já implementou estratégias de informe e orientação à comunidade escolar:

  • comunicação visual e identificação de locais/acessos; 
  • rotina de orientações e medidas de saúde para alunos, famílias, funcionários e docentes; 
  • proteção individual pela utilização de máscaras faciais; 
  • formação e orientação a funcionários bem como ampliação das medidas de higienização e limpeza (de superfícies, carteiras, bancadas, fechaduras, corrimões e pisos); 
  • disponibilização de álcool gel em todos os espaços de atendimento, acessos e salas de aula; 
  • distanciamento e organização de salas de aula para o atendimento das turmas conforme as exigências de saúde e distanciamento; 
  • orientações quanto ao não compartilhamento de materiais pessoais e aumento na frequência de higienização dos poucos materiais de uso coletivo; 
  • escalonamento dos horários de intervalo e de fluxo de alunos; 
  • edução na circulação de familiares e/ou visitantes (respeitando as regras de uso de máscara de proteção facial e de distanciamento e/ou sinalização de piso) privilegiando o sistema de drive-thru com acompanhamento de monitoras (ampliação da equipe) nos horários de entrada, saída e circulação; 
  • controle e aferimento da temperatura nos locais de acesso à Escola, espaços de convivência e salas de aula;
  • bem como procedimentos de educação sanitária e orientação a casos sintomáticos de informar imediatamente ao COE-E Local (investigação diagnóstica e/ou sobre as medidas de isolamento domiciliar) com acompanhamento na sala de triagem da Instituição.

Às famílias e alunos fica a responsabilidade em providenciar e organizar o kit de saúde individual, composto por uma garrafa de água, duas máscaras e um pacote de lenços de papel, além dos cuidados de saúde, higienização e distanciamento em todos os ambientes e grupos de sua convivência.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE