Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Estado e justiça é tema de e-book que tem participação de professores da UFFS

Publicação aborda assuntos como religião, direitos humanos e democracia, entre outros

Wagner Lenhardt/Assessoria
por  Wagner Lenhardt/Assessoria
26/05/2020 14:53 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

 Acaba de ser publicado o e-book “Estado e justiça: considerações filosóficas”. A obra é organizada pelos professores Alcione Roberto Roani e Eloi Pedro Fabian, do curso de Filosofia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, em conjunto com Odair Camati. Além destes, os professores Celso Eidt, Márcio Soares e Gustavo Giora, da UFFS, também participam da publicação, em conjunto com pesquisadores de outras instituições.

O e-book é dividido em oito capítulos com diferentes abordagens, como religião, direitos humanos, democracia, entre outros assuntos. A edição é da Educs – Editora da Universidade de Caxias do Sul.

Conforme o professor Eloi Pedro Fabian, uma das contribuições da obra é oferecer uma leitura da relação entre Estado e justiça sob a ótica de diferentes autores e teorias:

- Vivemos um momento de crise das democracias representativas, o que impacta em problemas econômicos, sociais, no conceito de Estado, de Justiça, poder e suas atribuições. Diante disso, é oportuna esta publicação para resgatar elementos teóricos de autores imprescindíveis da Filosofia Política, como Platão, Marx, Rawls, Habermas, Taylor, Honneth, entre outros, que tratam com profundidade destes problemas. Ademais, o e-book colabora também para divulgação das pesquisas dos docentes do curso de Filosofia da UFFS – Campus Erechim e de outras instituições.

Para o professor Alcione Roberto Roani, a publicação, além de ser resultante das pesquisas desenvolvidas na área por pesquisadores de diferentes instituições, também consiste em inserir os docentes da UFFS neste cenário e estabelecer conexões com pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior (IES). “Ainda nesta linha o livro antevê a proposta de um curso de especialização na área”, adianta o docente.

O e-book, gratuito, está disponível para download no link https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/ebook-estado-e-justica.pdf.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE