Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Santa Catarina

Estado vai fornecer canabidiol para menino com autismo severo em Blumenau

Decisão motivada após ação da Defensoria Pública determina que o governo de SC custeie o tratamento para o garoto de 4 anos.

NSCTotal
por  NSCTotal
22/10/2020 16:37 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma decisão da Justiça obriga que o governo de Santa Catarina forneça canabidiol a uma criança de Blumenau que tem autismo severo.

O menino de 4 anos é portador de Transtorno de Espectro Autista, não se comunica, não socializa, é hiperativo, violento e sofre de convulsões. A criança também não suporta mudanças de rotina, tem constantes alucinações, se automutila e tem alergia grave à picada de formigas. Por conta dessa situação, ele precisa do medicamento, e de outros, como oxcarbazepina e epipen, que não são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação que motivou a decisão da juíza Simone Faria Locks, da Vara da Infância e Juventude de Blumenau, foi movida pelo núcleo municipal da Defensoria Pública (DPE-SC). O Estado, a partir da notificação, tem 10 dias para fornecer as primeiras doses da mediação, assim como continuar o tratamento para o pequeno por tempo indeterminado.

De acordo com o médico que expediu o laudo, os remédios à disposição no SUS “são ineficazes” e, portanto, o canbidiol e as demais drogas tornam-se “imprescindíveis” para a criança.

O defensor público Albert Silva Lima explica que o tratamento apresentou resultados positivos ao pequeno, porém o orçamento dos pais não estava mais suportando os valores pagos pelos medicamentos:

O canabidiol, associado com outros medicamentos também prescritos pelo médico, se apresentou eficaz para o controle das convulsões e para a melhora significativa do comportamento da criança. A família vinha conseguindo arcar com o elevado custo dos medicamentos através de doações e de venda de doces, porém a situação se tornou insustentável.

O canabidiol

O canabidiol é uma substância que está na Cannabis sativa, a planta popularmente conhecida como maconha, e auxilia no tratamento de dores crônicas, epilepsia, náuseas e vômitos. Também chamado de CBD, ele não possui o chamado THC, que é o alucinógeno presente nos cigarros feitos a partir da planta: ou seja, na prática, ele não tem efeitos colaterais e colabora para aliviar as consequência de doenças — como o autismo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE