Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Agro

Etapa antecipada de vacinação contra febre aftosa na região de Erechim começa dia 16

Em todo o RS a expectativa é de que 12,5 milhões de animais serão imunizados e, somente no município de Erechim o número chega a 10 mil.

Assessoria/SEAPDR
por  Assessoria/SEAPDR
26/02/2020 14:27 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Ministério da Agricultura autorizou o Rio Grande do Sul a antecipar para 16 de março a campanha de vacinação contra a febre aftosa prevista inicialmente para o o mês de abril de 2020. Cerca de 227mil bovinos e bubalinos deverão ser vacinados nos 31 municípios de abrangência da Supervisão Regional da Agricultura de Erechim.

O alvo desta campanha serão bovinos e bubalinos de todas as idades. A antecipação se deve à possibilidade de adiantar a suspensão da vacina no Estado, atingindo o status de "livre de aftosa sem vacinação". Em todo o RS a expectativa é de que 12,5 milhões de animais serão imunizados. Somente no município de Erechim o número chega a 10 mil.

Segundo orientação da coordenadora regional da SEAPDR, na 5ª coordenadoria Regional Erechim, Magali Angelina Salame, os produtores devem comprar as doses necessárias para a vacinação de todo o rebanho em casas agropecuárias credenciadas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR/RS). Após, deverão comprovar a vacinação através da apresentação da nota fiscal de compra em até cinco dias úteis após a finalização da campanha.

A DOENÇA - A Febre Aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa e de rápida disseminação, com grandes impactos econômicos e sociais nos locais onde ocorre. Os últimos focos da doença no RS ocorreram nos anos 2000 e 2001 e acarretaram em graves prejuízos econômicos, como o sacrifício e abate sanitário aproximadamente 29 mil animais e gastos de U$$ 25 milhões em custos diretos, além das enormes perdas econômicas geradas pelo impedimento do comércio nacional e internacional de produtos de origem animal e vegetal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE